Inconscientemente sabemos da importância de se ter um motivo para viver, algo que nos inspire e naturalmente nos leve para a construção e transpiração. O final do ano nos remete a revisão, avaliação de resultados, consequentemente a desenhar promessas pessoais, estabelecer desejos de mudanças e recomeços.
O ano de 2018 foi extremamente turbulento, ameaçador para alguns, desafiante para outros, mas acima de tudo provocou reflexões, sobre nossa forma de pensar, valorizar, agir e decidir sobre nosso destino, da pátria e do mundo, e ressaltou a força das redes sociais.
O Mercado de trabalho quase apagado para muitas atividades e postos de trabalho, após o impacto das expectativas de definição de uma linha de governo, agora nos acena com uma série de possibilidades, que irão implicar, numa nova maneira de enxergar as oportunidades, de direcionar estudos e aprendizagens e, acima de tudo, desenvolver e aprimorar habilidades e competências. Talvez, as mudanças decorrentes da tecnologia venham exigir ajustes na escolha das áreas de estudo, na realização de cursos complementares, e uma maior curiosidade sobre as tendências e informações disponibilizadas nas redes sociais, sites e blogs para manter-se antenado.
Tendências marcantes como promover experiências únicas, realizar trabalhos remotos, Marketing digital, o uso de aplicativos entre outros, vão impulsionar mudanças significativas no desenvolvimento de profissionais, e será preciso manter o foco na busca de solução de problemas e alternativas que propiciem aos clientes vivências memoráveis. Portanto pesquise mais sobre as áreas, vagas oferecidas, novas profissões, empresas e o mercado onde atuam. Prepare-se para entrevistas via Web, apresentações em vídeos, e tenha clareza sobre o seu potencial e diferencial, na hora de se candidatar as vagas e falar sobre o seu perfil e realizações.
A motivação é o combustível para promover aprendizagens e precisa de estimulo para se intensificar, e as horas dedicadas ao trabalho, contam muito para a saúde física e mental.
Estar alinhado as tendências de mercado e aos objetivos da empresa, aumentam as possibilidades de adaptação, aprendizagem e de crescimento profissional e pessoal.
É hora de ampliar a visão, avaliar objetivos, criar novos planos de desenvolvimento, sonhar, agir.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica.