Estamos fechando mais um ciclo, um ano que se finda, com um mercado ainda pouco aquecido, principalmente no nosso Estado, mas como todo fim de período, precisamos pensar o que esperar, como se preparar e acima de tudo, como atuar , para abrir novas frentes para o próximo período e início de uma nova década.
Pesquisas de grandes consultorias, apontam que mesmo com um cenário de economia crescente ou de poucas mudanças, as empresas irão investir na área de pesquisa e desenvolvimento, na captação de recursos e no desenvolvimento de pessoas.
As mudanças decorrentes do avanço da tecnologia, desenvolvimento e organização da indústria 4.0 e a demanda de novos produtos e serviços, irão continuar em andamento e esse movimento, irá estimular o investimento no autoconhecimento e desenvolvimento profissional. Além disso, fatores como globalização, o envelhecimento da população, mudanças climáticas e sociais irão influenciar o mercado mundial e consequentemente serão responsáveis pela criação de novas profissões.
Então, é hora de sair da zona de segurança, ficar atento as movimentações de mercado e projetar novas estratégias para ampliar e/ou criar planos de carreiras, que permitam possibilidades de participação e inserção nas novas demandas de mercado.
É possível turbinar a carreira com novos estudos voltados para área de Tecnologia, apoio as áreas de infraestrutura e de Mercado, bem como será valioso pensar no desenvolvimento de habilidades como criatividade e relacionamentos, tão importantes para os aspectos de criação de novos serviços e ainda um grande diferencial frente as limitações ainda da Inteligência artificial.
Dentre as diversas percepções e propostas de desenvolvimento sugeridas pelos profissionais da área de administração, quanto a necessidade de se preparar para as novas oportunidades e demandas, será importante também, considerar outras habilidades fundamentais, para estruturar seu desenvolvimento e atuação nesta nova década, a saber:
Estar antenado aos avanços tecnológicos, das diversas áreas e principalmente os da sua área de atuação e com isso se manter atualizado.
Desenvolver o Pensamento crítico, para encontrar soluções além das práticas habituais.
Gestão de pessoas: ampliar capacidade de atuar em equipe, promover aprendizagem colaborativa na busca de soluções, estimular colaboradores, parceiros e criar um campo fértil para criatividade, relacionamentos e trocas.
Inteligência emocional: habilidade de gerenciar suas emoções e criar ambiente e ações favoráveis ao equilíbrio emocional dos grupos onde esteja inserido.
Flexibilidade cognitiva: habilidade fomentada recentemente, que versa sobre a competência para criar ou usar diferentes conjunto de regras para combinar ou agrupar as coisas de diferentes maneiras. Os setores de bens de consumo, serviços e tecnologia da informação estão entre os que mais vão exigir flexibilidade cognitiva dos profissionais.
As mudanças tecnológicas que no passado foram previstas, para acontecerem em 2020, já estão em andamento, então, precisamos nos adequar e promover nosso autoconhecimento e desenvolvimento, para acompanhar estes processos e criar, novas oportunidades de Carreira.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica, realiza atendimento online. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.