A pesquisa do Instituto IPEC (ex-Ibope) para os candidatos a única vaga para o Senado no Estado do RJ tem a vacilação técnico-metodológica de trabalhar com uma margem de erro de 3%, que não é um erro, é uma displicência, pois temos expertise e acesso a tecnologias, softwares, inteligência artificial e algoritmos para definirmos com precisão o campo e tamanho da amostra. É possível ser bem rigoroso na definição do perfil dos entrevistados, selecionar as cidades com mais assertividade tanto na pirâmide etária com nos segmentos socioeconômicos A, B1,B2, C1,C2 e DE, definidos pela ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas.
Não podemos ser velhos digitais em um mundo com 5G, Internet das coisas, softwares de IA e algoritmos. Não podemos trabalhar só com uma base de dados para formular o corpo amostral - a capacidade de correlacionar bancos de dados múltiplos já está aí com os Algoritmos e as IAs.
Pelo retrato do IPEC nos dias 12,13 e 14/08, o senador Romário está reeleito.
Na pesquisa espontânea, são citados os nomes de Romário, Alessandro Molon, Cabo Daciolo, Clarissa Garotinho e Daniel Silveira nessa ordem com o percentual de citações, pela ordem, de 5%, 2%, e os demais citados com 1% cada.
Quem não está na lista acima, não existe para o eleitor nessa pesquisa/retrato do IPEC divulgada no dia 15/08.
Na indução dos pesquisados, também deu Romário marcando gol de placa com a camisa da seleção brasileira de futebol de 1994 e com o manto sagrado do Flamengo em 1999.
O ranking da estimulada é o seguintes: Romário (PL): 27%,Cabo Daciolo (PDT): 8%, Alessandro Molon (PSB): 7%, Clarissa Garotinho (União Brasil): 7%, Daniel Silveira (PTB): 6%, André Ceciliano (PT): 4%, Bárbara Sinedino (PSTU): 2%, Marcelo Itagiba (Avante): 1%, Raul (UP): 1%, Hiran Roedel (PCB): 0%,branco/nulo: 21%, não sabe/não respondeu: 17%.
Com esse IPEC pastoso, meio pantanal, podemos dizer que Romário será reeleito no dia 02 de outubro de 2022.
Mas, como na pesquisa espontânea 71% afirmaram que não sabem em quem vai votar para o senado, todas as candidaturas possuem o mesmo patamar de competitividade.
Ou, qualquer um da lista de candidatos e candidatas podem vencer o pleito para o senado federal.