Decadas atrás, na onda das privatizações modernizantes, o Itaú comprou o Banerj que, então, atendia a população de Paquetá. Agora, o mesmo Itaú - que usa a palavra "respeito" como mote da sua premiada campanha de marketing - anuncia friamente que no dia 29/05/2023 fechará a única agência bancária da ilha.
Situada a 18km do continente, Paquetá não possui outra agência bancária, nem caixa eletrônico, nem Banco 24h. É na agência do Itaú que os idosos da ilha recebem suas aposentadorias. É na agência do Itaú que a população mais pobre - que por vários motivos não domina a tecnologia digital - paga suas contas mensais. É no caixa eletrônico desta única agência bancária que o turista se socorre. Não há outra.
Deixar Paquetá sem banco é tirar-nos o básico. É indigno. É cruel. É devastador para a frágil economia da ilha. Atingirá fortemente a dignidade dos moradores, sobretudo dos mais pobres e dos mais velhos.
Mas aqui nós estamos no mesmo barco. Somos pequenos e nos orgulhamos de não baixar a cabeça pra nenhum gigante. Como diz um amigo muito querido: todo gigante tem suas vulnerabilidades.
Fizemos um vídeo para ser comparado à campanha oficial do banco. No elenco, moradores feridos na sua dignidade deixam claro que suas falas não são um truque de propaganda. Nós não sabemos se vamos conseguir que o Itaú repense seu ato frio, mas podemos mostrar que respeito não é seu forte.
Divulgue.
Espalhe.
Lute com a gente.
#itaunaorespeitapaqueta