A alimentação dos brasileiros nem sempre é das mais saudáveis, visto que os produtos ultraprocessados compõem frequentemente o cardápio nacional. De acordo com um estudo divulgado no ano passado pela Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens/USP), o consumo de alimentos ultraprocessados pelos brasileiros teve aumento médio de 5,5% na última década.
Além disso, em termos de saúde, o país registra anualmente um grande número de diagnósticos de doenças como gastrite, diabetes, obesidade, colesterol elevado e hipertensão. Em grande parte dos casos, esses problemas são resultado de uma dieta desregrada, desde o preparo dos alimentos. Os caldos industrializados, por exemplo, são muito utilizados na elaboração dos mais variados tipos de comida, em razão da praticidade e sabor que eles trazem à cozinha. Porém, esses produtos artificiais não são recomendados por especialistas em saúde, já que costumam conter alta concentração de sódio, conservantes, aditivos e raramente apresentam nutrientes relevantes para o consumo humano.
Por conta disso, ganham cada vez mais espaço no mercado alimentício os caldos 100% naturais, responsáveis por oferecer mais vantagens aos consumidores e vendidos por preços acessíveis. Os caldos naturais oferecem bastante sabor quando comparados aos cheios de conservantes, no entanto, apresentam uma característica bem mais fresca e autêntica, já que não precisam utilizar realçadores de sabor e outros produtos danosos à saúde dos consumidores. Além disso, os caldos 100% naturais têm na composição mais nutrientes, oriundos dos ingredientes utilizados na sua elaboração, como proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Ou seja, além de oferecer bastante sabor às receitas, também entregam de bandeja mais saúde a quem os consome.
Em linhas gerais, os caldos 100% naturais ganham cada vez mais espaço nas gôndolas dos supermercados ao entregar aos consumidores bastante sabor, mas sem ignorar a importância de uma alimentação equilibrada e mais nutritiva. Preparar alimentos gostosos e não danosos à saúde é uma realidade que os caldos naturais oferecem, ainda mais por um preço acessível. Comer bem não deve ser sinônimo de comida pouco saudável.