TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Em momento de crise com o Covid-19, como o líder resiliente pode proteger o seu negócio?

* Por Por Taiana Jung e Rui Marcos, Mestres e especialistas da Logos Consultoria

Em 26/03/2020 às 14:48:51

Nesse momento, crises tanto de âmbito local como mundial, e com origens distintas como econômica, política e que envolve risco para a vida da humanidade com a pandemia COVID-19, colocam em prova a capacidade dos líderes em serem criativos e inovadores para atuarem em seus negócios frente a escassez; as novas necessidades de consumo; aos relacionamentos com os colaboradores, os fornecedores, os clientes, os concorrentes, os governantes; a comunicação interna e externa; entre outros fatores.

Nesse cenário, a inovação se caracteriza pela criação de mecanismos, processos e ferramentas que possibilitem o fortalecimento e a proteção do empreendimento. Os gestores precisam ser - e estar - mais atentos com o contexto, estudar como a crise interfere, dialogar conjuntamente com a equipe - já que a crise possui alta complexidade e impacto, o que produz maior esforço e diferentes perspectivas para encontrar uma solução. Não tenha dúvida que esse movimento estará sendo pensado e realizado pela concorrência que, inclusive, estará estudando as suas vulnerabilidades. A velocidade e a qualidade da resposta à crise são fundamentais para a manutenção do negócio e o pronto atendimento as necessidades do consumidor.

Sendo assim, um primeiro passo para a gestão da crise é analisar os eventos, ou seja, identificar quais são os problemas externo e interno do seu negócio, como por exemplo, o que interfere a operação, quais são as dificuldades dos colaboradores em termos de saúde, transporte, qualificação? Qual a capacidade dos fornecedores em suprir as demandas antigas e as novas? Existência de restrições de horários e local de atendimento? Entre outras.

Uma vez estudado os problemas de ordem externa e da operação, se faz necessário confrontá-los com as normas, as leis, a capacidade financeira do negócio e identificar cenários onde a produção pode ser interrompida temporariamente, reduzida ou aumentada para que se faça um plano de ação de resposta à crise. Esse plano deve ser monitorado com periodicidade, se possível contar com indicadores e necessariamente com uma comunicação clara e objetiva para que todos os envolvidos recebam as informações necessárias.

O líder em tempos de gestão de crise, entre outras competências, precisa ser resiliente. Resumidamente a resiliência pode ser compreendida como a capacidade de pessoas e organizações superarem à crise e construírem ações positivas a partir de eventos negativos, isso permitirá a construção de novos aprendizados, o fortalecimento do negócio, das pessoas e contribuirá com a percepção positiva da empresa perante ao mercado.





POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.