Temos vivido tempos estranhos e diferentes do que estamos acostumados.
As relações de consumo estão quebradas. A felicidade de uma família ir passear no shopping para fazer compras, almoçar e ir ao cinema já não existe há três meses!
Olhando pelo lado do comerciante, aquele que se programou e se planejou tanto para um 2020 esperançoso com clientes em seus estabelecimentos, se vê com estoque cheio e o caixa por dias seguidos sem abertura, por conta de uma imensa crise com três pilares: saúde, política e economia.
O caos está instalado e a previsibilidade de reabertura do comércio por horas parece perto, por horas parece longe.
Mesmo com a reabertura, a necessidade de que o isolamento seja retomando - como vemos em outros países - ainda estará no ar.
A grande pergunta que vem é: Como eu faço para vender neste cenário?
* Seja um vendedor proativo: quem estava acostumado a ficar no estabelecimento aguardando o cliente entrar está prestes a fechar. Os clientes agora estão comparando por ferramentas digitais ou por indicação. Logo, seja proativo, use suas redes sociais e a mídia para oferecer seus produtos e serviços e não fique esperando por milagres.
* Faça o simples e ofereça opções de pagamento e entrega: Nestes momentos em que tudo está ao alcance dos dedos do cliente num smartphone, o simples é a regra. O cliente quer pedir rápido e pagar de forma mais simples. Se quiser impor suas regras aos clientes, pode ter certeza que o perderá para a concorrência, que infelizmente não está a algumas quadras de distância, mas sim, a alguns cliques de você.
* Escute seu cliente: entenda que os clientes serão outros ou terão outro comportamento. Então escute, pergunte o que ele precisa, quais canais de compra que ele está utilizando e o que está funcionando ou não. Não tire conclusões pelos seus clientes.
* Repense o negócio: o mundo mudou e que as coisas serão diferentes por um bom tempo ou mesmo para sempre. Se este é o caso, é necessário ter frieza e entender se o seu produto ou negócio ainda gera ou gerará atratividade ao cliente. Senão, é hora de repensar ou criar produtos mais atrativos.
* Esteja preparado para a retomada: regras de isolamento, higienização, controle de clientes por loja, tudo isso já está acontecendo, se planeje para isso. Não deixe para a última hora, pois seu concorrente pode já estar trabalhando nisso enquanto você ainda buscará por instruções.