Uma pesquisa com mais de 7.200 voluntários, no início de 2020, durante o período de quarentena, descobriu que uma a cada cinco pessoas estava com problemas de sono. Entre os profissionais da saúde, essa proporção subia para um a cada quatro.
Alguns dos principais motivos:
Um dos principais motivos para alteração do sono em época de quarentena é conhecido como "Síndrome do atraso das fases do sono".
Isso se deve a um ritmo cotidiano fora do comum. Com isso, altera tanto o período de vigília quanto de sono. Causando também alterações na temperatura corporal, ritmo hormonal, e outros ritmos diários.
Por exemplo, se uma pessoa tem o hábito de trabalhar no computador ou celular enquanto está na cama por exemplo, o cérebro pode associar o ato de ir para a cama como um gatilho para trabalhar, podendo atrapalhar no processo de associação da cama com o sono também.
Perceba que todos os dias tendemos a repetir padrões, seja da hora de acordar, hora de dormir, de tomar banho, comer, e até o número de vezes que passamos a escova nos dentes.
Nosso sistema nervoso se adapta a padrões de comportamentos e hábitos. Se antes da quarentena, nos dias comuns se dormia mais tarde, os dias de finais de semana seria o de ficar em casa o dia todo. Então, o cérebro da maioria das pessoas que ficavam em casa só no final de semana e tiveram suas rotinas alteradas, foi condicionado a associar a ideia de estar em casa o dia todo no sábado e ir dormir mais tarde e acordar mais tarde no domingo, por exemplo. O problema é que, psicologicamente, inconscientemente, este padrão se repete automaticamente quando a rotina é alterada também nos dias de semana.
Os níveis de ansiedade devido a questões como trabalho, saúde e isolamento aumentam para algumas pessoas, o que também contribui para insônia, que por sua vez contribui para o aumento da ansiedade. Isso cria um ciclo que precisa de cuidado. Inclusive, uma boa recomendação é fazer terapia online. A hipnose transformacional pode contribuir muito neste processo.
Outro fator é que devido à redução das atividades físicas, até mesmo quanto a atividades simples como ir de um lugar para outro andando ou a movimentação que havia anteriormente durante o trabalho, pode contribuir para que o corpo consuma menos energia para quem está em casa sem praticar nenhum tipo de atividade. Isso, por consequência, também afeta o sono.
4 dicas práticas para dormir melhor durante a quarentena (e fora dela):
* Crie rotinas estabelecendo horários para acordar, horários para realizar determinadas atividades durante o dia e horários que pretende se programar para dormir;
* Evite luz azul (TV, celular, computador…) por pelo menos uma hora antes de dormir. Se possível use óculos que proteja contra luz azul no período noturno;
* Crie âncoras que condicionem o seu cérebro de forma positiva, ou seja, estratégias para neuroassociar a ideia de ir para cama com a ideia de dormir. Por exemplo, usar a cama para dormir ao invés de trabalhar. Uma boa estratégia é uma hora antes de ir para cama esvaziar o excesso de pensamentos colocando em um papel, realizar atividades mais tranquilas como a leitura (por exemplo) e associar a cama com as ideias de fazer sexo ou dormir.
* Pratique Hipnose Transformacional como estilo de vida! Sabia que a hipnose transformacional pode te ajudar a dormir muito melhor? Se quiser saber mais acesse aqui: romanni.com.br/curso-hipnose-gratis