Este mês, o Rio de Janeiro se torna o cenário de encontros culturais imperdíveis, celebrando a arte como ferramenta de expressão e resistência. A agenda traz a exibição única do premiado documentário "Dahomey", vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, no Festival Afronta!, mostrando a diversidade racial na sétima arte.
No dia 23 de novembro, o trabalho da cineasta franco-senegalesa Mati Diop será exibido gratuitamente na CAIXA Cultural, às 16h, como parte da primeira edição do Festival Afronta!. O filme, que percorreu festivais internacionais, mostra o retorno de 26 artefatos africanos ao Benim, mais de um século depois de terem sido levados pela França em 1892. Após a sessão, um debate com as curadoras Juliana Vicente e Diana Silva Costa discutirá o impacto e o simbolismo dessa restituição cultural.
O Festival Afronta!, que ocorre entre 19 de novembro e 1 de dezembro, destaca produções que exploram a diversidade racial no cinema, entre elas as séries documentais “Afrofluxo: O Som da Música Preta” e “Vidas que Transcendem”, de Luz Barbosa, além do curta “Deixa”, de Mariana Jaspe, com a presença da grande Zezé Motta.