TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

"Toada do Mundo": vale muito ver e ouvir!

Delírios Sonoros, Por Tauã de Lorena, músico, compositor, violonista, diretor musical e crítico de música

Em 12/09/2023 às 18:29:01

"Eu não corro atrás do mundo, o mundo é que quer correr atrás de mim”

É com essa frase que o poeta, cantor e compositor Almir Chiaratti abre seu novo clipe “Toada do Mundo”.

E começa dando o recado explicitamente, como quem diz que está aqui para criar moda e não seguir modismos. Com um riff eletrizante de uma bela semi-acústica, somado a uma batida e texturas eletrônicas, faz uma junção inteligente, pulsante e provocante entre o orgânico e o inorgânico.

Uma risada que passeia ecoando com delay em nossos ouvidos, parece debochar de quem preocupa-se com uma classificação ortodoxa de gêneros musicais e estéticas pré-fabricadas.

A percussão de Marco Lobo não deixa ninguém parado, enquanto envolve o profícuo caldo de inspirações da produção musical de Frederico Puppi, com colaboração de Jr. Tostoi.

No vídeo vemos 3 personagens, que - já de cara - olham dentro da lente como se olhassem em nossos olhos e vasculhassem nossas almas, convidando-nos a partilhar deste clipe, desta dança, desta forma de viver que é proposta. A bailarina Gabriela Blackbarbie exala potência cênica na alternância de seus movimentos, ora bruscos, ora fluidos, sempre precisos.

Bruno França interpreta o personagem Tecnocurupira, uma criação de Rui Cortez, que impacta desde seu nome, cuja origem remete ao folclórico personagem brasileiro, que tem os pés virados para trás, enganando quem pretende segui-lo, até sua forma produzida a partir de lixo reciclado. Nos induz ao questionamento que assombra a atualidade: o que fazer com todo lixo que produzimos? E a resposta é trazida na mesma medida em que a questão é colocada: A arte como transformação possível e necessária.

Os figurinos, assinados por Gustavo de Carvalho, vêm na mesma onda proposta pelo personagem e são feitos de materiais reaproveitados. Não por coincidência, todos vestem calçados brancos, pisando no chão como quem pisa nas nuvens. A produção teve apoio da Converse.

Todo o cenário no clipe é marcado pelo diálogo entre a natureza e o cenário urbano, reforçando o conceito proposto e o dia-a-dia de quem vive no Rio de Janeiro.

Vale muito ver e ouvir!
Bota o fone, aumenta o som!
Delírio Sonoro!

Ficha Técnica:
Gravado em Julho de 2023 na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Apoio: Converse BR / Agencia Lema+
Música: Almir Chiaratti
Direção: Almir Chiaratti
Gabriela Blackbarbie: Bailarina
Bruno França: Tecnocurupira
Direção de Fotografia: Julio Andrade
Fotografia Still: Tharsila di Britto
Figurinos: Gustavo de Carvalho
Macacão Tecnocurupira: Rui Cortez
Realização: Okoto Produções




POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - DOE SANGUE - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.