Chega o fim do ano e aquela série de “melhores do ano” começa a brotar na timeline. De longe, as mais interessantes são aquelas que designam um conceito. Por exemplo, "NFT" foi eleita a palavra do ano 2021 pelo grupo que publica o dicionário Collins. O termo é uma sigla em inglês para 'non-fungible token' (token não fungível, em português) e se refere um selo digital que pode ser associado a uma foto, um vídeo ou qualquer tipo de arquivo digital (como este artigo aqui). Mas o que seria fungível? Essa expressão diz respeito a algo que pode ser substituído. Por exemplo, apesar de não muito feliz com o Fluminense, uma camisa assinada pelo atacante Fred após o título de 2012 é única. Diferente de uma camisa que você pode comprar em uma loja de material esportivo. Assim tokens, que são códigos eletrônicos, são únicos, insubstituíveis.
Em março deste ano, uma obra de arte chamada “Everydays: The First 5000 Days foi vendida por US$ 69 milhões na casa de leilão Christie's Auction House. Não é incomum ver vendas de arte de oito dígitos, mas esta recebeu muita atenção porque a peça foi vendida como um token não fungível (NFT) - um registro eletrônico correspondente a uma imagem que vive inteiramente no digital mundo.
Colocando de outra forma: alguém pagou quase US $ 70 milhões por uma imagem na Internet. Aí você se questiona: como alguém paga isso em um arquivo .JPEG, quando eu posso simplesmente clicar com o botão esquerdo e salvar?
É fácil ver por que os NFTs inspiram tanto entusiasmo quanto profundo ceticismo: eles são uma classe de ativos completamente nova e não vemos novas classes de ativos aparecerem com tanta frequência. Mas o que impulsiona o valor de um ativo que, na verdade, é apenas um token digital que as pessoas podem passar? Para avaliar os NFTs de maneira adequada, primeiro temos que pensar sobre o que eles realmente são e os tipos de oportunidades de mercado que possibilitam. E, assim que desbloquearmos isso, podemos entender como construir negócios em torno deles.
Como o nome “token não fungível” sugere, cada NFT é um item digital único e único. Eles são armazenados em livros digitais públicos chamados de blockchains, o que significa que é possível provar quem possui um determinado NFT a qualquer momento e rastrear o histórico de propriedade anterior. Além disso, é fácil transferir NFTs de uma pessoa para outra - assim como um banco pode movimentar dinheiro entre contas - e é muito difícil falsificá-los. Como a propriedade da NFT é fácil de certificar e transferir, podemos usá-la para criar mercados em uma variedade de mercadorias diferentes.
Mas os NFTs não fornecem apenas um tipo de "ação" digital. Como as cadeias de blocos são programáveis, é possível conceber os NFTs de recursos que os permitem expandir sua finalidade ao longo do tempo, ou mesmo fornecer utilidade direta a seus detentores. Em outras palavras, os NFTs podem fazer coisas - ou deixar seus proprietários fazerem coisas - tanto em espaços digitais quanto no mundo físico.
Nesse sentido, os NFTs podem funcionar como cartões de associados ou ingressos, proporcionando acesso a eventos, mercadorias exclusivas e descontos especiais - além de servir como chaves digitais para espaços online onde os titulares podem interagir uns com os outros (a coisa começa a tomar forma, por aí, certo?). Além disso, como o blockchain é público, é até possível enviar produtos adicionais diretamente para qualquer pessoa que possua um determinado token. Tudo isso dá aos titulares de NFT um valor além da simples propriedade - e fornece aos criadores um vetor para construir uma comunidade altamente engajada em torno de suas marcas.
Portanto, possuir um NFT efetivamente torna você um investidor, um membro de um clube, um acionista de marca e um participante de um programa de fidelidade ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, a programabilidade dos NFTs oferece suporte a novos modelos de negócios e lucro - por exemplo, os NFTs possibilitaram um novo tipo de contrato de royalties, em que cada vez que uma obra é revendida, uma parte da transação volta para o criador original.
Tudo isso significa que os mercados baseados em NFT podem surgir e ganhar força rapidamente, especialmente em relação a outros produtos de criptografia. Isso ocorre porque os próprios NFTs têm valor autônomo - você pode comprar um NFT de arte simplesmente porque gosta - e porque os NFTs precisam apenas estabelecer valor entre uma comunidade de proprietários em potencial (que pode ser relativamente pequena), enquanto as criptomoedas precisam de ampla aceitação para se tornar útil como reserva de valor e / ou meio de troca.
Os NFTs possibilitam novos mercados, permitindo que as pessoas criem e desenvolvam novas formas de propriedade. Esses projetos têm sucesso ao alavancar uma dinâmica central de criptografia: o valor de um token vem do acordo compartilhado dos usuários - e isso significa que a comunidade que se constrói em torno dos NFTs cria literalmente o valor subjacente desses NFTs. E quanto mais essas comunidades aumentam o engajamento e se tornam parte da identidade pessoal das pessoas, mais esse valor é reforçado.
Os aplicativos mais novos tirarão maior proveito das conexões online-offline e apresentarão designs de tokens cada vez mais complexos. Mas mesmo hoje é menos surpreendente do que você pode imaginar que as pessoas estejam ganhando dinheiro vendendo fotos na internet.