TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Todos os Lados

Pensamento Cult, Por Alexandre Mauro, Jornalista

Em 14/09/2023 às 17:25:23

Pra quem quer que seja, sempre existirão dois lados. Precisamos entender o significado e a necessidade. Quando tivermos o momento da escolha, não hesite, busque o lado B das coisas, ele pode nos surpreender.

Assim como as músicas do lado B do antigo compacto (single para divulgar a música de trabalho), existem muitas coisas na vida que precisamos rever ou até mesmo reinventar. A humanidade passa por transformações a cada instante e muitos não se dão conta. Não faz muito tempo e eu tinha que sair de casa para ir até uma loja de discos - acredite, já existiu - e explorar as prateleiras para procurar pelo disco do meu artista favorito ou mesmo encontrar aquele long play (disco grande, tipo bolachão que trazia mais músicas que um compacto), levar para casa e ouvir sem parar até que suas faixas arranhassem. Tive alguns discos que arranharam com o tempo.

Depois veio o avanço tecnológico e nos deu o CD (compact disc), que reduziu o tamanho do disco e aumentou a capacidade de armazenamento de músicas. Bom isso, pois os espaços reservados para guardar os antigos LPs dariam lugar agora a outras funcionalidades, uma vez que os CDs ocupavam menos lugar nas estantes ou prateleiras. A qualidade? Bem, a qualidade na minha opinião caiu um pouco. O vinil, além da magia e encanto que tinha, trazia uma qualidade superior. Mas nem por isso deixamos de nos apaixonar pelos CDs e suas funcionalidades. Meu amigo Juarez Botelho sempre me dizia que ouvir música requer sabedoria em entender o que ela representa. E é verdade, aprendi isso com meus nove anos.

É preciso entender o que a letra nos diz e a melodia nos faz viajar. Música é um elixir para a alma, não tenho dúvidas disso. Ela está em nossas vidas desde que nos entendemos até o momento que deixamos de entender. É para a vida toda. Independe o ritmo ou o gênero, o que importa é o “feeling” que ela lhe traz e o efeito que lhe causa. Gosto muito de música e ela se faz presente em minha vida. Quando estou feliz ou triste, ela está lá pra me fazer companhia. A felicidade é um estado de espírito, a música é o tempero que nos permite perceber a felicidade. E se estamos tristes, a música é o elixir que pode mudar com esse estado. Então, podemos dizer que, para todo o estado de espirito, a música tem sua funcionalidade.

Na época, os compactos simples estavam a todo vapor. O artista lançava uma música e logo a gravadora tratava de lançar um single para que as pessoas começassem a gostar da música, enquanto o artista preparava o álbum completo. Não mudou nada nos dias de hoje, apenas a forma com que nos chega a música. Hoje não precisamos mais ouvir o lado B, ele deixou de existir. Uma pena porque era algo novo e sem muito glamour, mas que, aos poucos, a gente ia se acostumando e, quando se dava conta, já estávamos apaixonados. É igual aquela bebida que você - no fundo - não gosta, mas que uma hora vai fazer uso pela falta da sua preferida ou talvez a única pizza que sobrou na lanchonete e que você, em condições normais de temperatura e pressão, nunca comeria.

O fato é que, depois que nos permitimos a experimentar o lado B das coisas, ele nos faz perceber que pode sim ocupar um espaço especial em nossas vidas. Nada pode ser considerado insubstituível ou único. Tudo é passível de possibilidades. A vida nos determina quando e como vivenciaremos essa novidade. O lado B também pode ser agradável e divertido, é uma opção para quem perdeu a chance de ouro e se deu conta que a prata também é valiosa. É a continuidade da expectativa lançada e que se espera ser alcançada. É o triunfo vindo na contramão. Enfim, nunca ignorem o lado B. Ele é a vida nos dando a chance mais uma vez!

POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.