Das doze equipes que abrem essa 29ª rodada, nesta quarta-feira (30), duas lutam com todas suas forças no ringue de São Januário: Vasco da Gama e Grêmio. Separados por seis pontos (44 tem a equipe gaúcha e 38 a carioca), e pelo hiato de quatro posições (sétimo lugar para o Tricolor e décimo primeiro para o Gigante da Colina), seus treinadores prometem não jogar a toalha nos dois assaltos de 45 minutos cada.
Não bastasse a preocupação de levar o Cruz-maltino à Libertadores do ano que vem, a parte física da equipe tem tirado o sono de Vanderlei Luxemburgo.
Contra o Ceará, o time terminou a partida com Rossi com câimbras, Ribamar extenuado e Marrony substituído com dores no joelho direito.
O treinador mostrou indignação quanto ao fato.
"Será uma discussão interna, mas ficou claro que o meu time arriou. Quero saber o por quê. Não tem motivo para arriar. Vínhamos de bons jogos, não fizemos nada. No primeiro tempo já tínhamos dificuldade com o time na parte física. Vamos discutir o que houve", declarou durante a preparação para o jogo contra o Grêmio.
O professor terá Marrony e Ribamar à disposição, após serem reavaliados pelo departamento médico do clube.
Já o zagueiro colombiano Oswaldo Henrique, com um edema no tornozelo esquerdo continua fora desde a partida contra o Internacional, quando desembarcou no Rio de Janeiro numa cadeira de rodas.
Outro sério desfalque é o atacante Rossi, camisa 7, suspenso.
Já o Tricolor gaúcho vem sem Matheus Henrique e Kannemann, suspensos, além de Pedro Geromel, o volante Maicon e o meia Alisson.
O zagueiro levou uma pancada no músculo anterior da coxa direita na vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo, já o volante será preservado para se recuperar das dores no joelho esquerdo e o atacante ainda sente um desconforto no braço esquerdo e na cervical depois de sofrer uma pancada na cabeça, permanecendo em observação.
Outro que não vai jogar é Galhardo, que pertence ao Vasco, por motivos contratuais, sendo substituído por Paulo Miranda.
Vasco supera o Grêmio em casa
Desde que o campeonato mudou a sua fórmula em 2003, passando a ser disputado por pontos corridos, os gremistas venceram a equipe carioca apenas uma vez em São Januário.
2018: Vasco 1x0 Grêmio
2017: Vasco 1x0 Grêmio
2013: Vasco 2x3 Grêmio
2012: Vasco 2x1 Grêmio
2011: Vasco 4x0 Grêmio
2010: Vasco 3x3 Grêmio
2008: Vasco 2x1 Grêmio
2007: Vasco 4x0 Grêmio
2006: Vasco 1x1 Grêmio
2004: Vasco 1x1 Grêmio
2003: Vasco 2x0 Grêmio
FICHA TÉCNICA
VASCO X GRÊMIO
Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (MG)
Árbitro de Vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
VASCO: Fernando Miguel; Pikachu, Ricardo, Castan e Henrique; Richard, Guarín e B. Gomes; Rossi, Marrony e Ribamar. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Michel, Thaciano, Pepê, Luciano e Everton; Diego Tardelli. Técnico: Renato Gaúcho