Nesta segunda-feira, às 20h, no Estádio Nilton Santos, o técnico Alberto Valentim vai reencontrar o Avaí, seu ex-clube, em momento de grande pressão no Botafogo e precisando a todo custo da vitória.
Com cinco derrotas em seis jogos à frente do Alvinegro, o comandante viu sua equipe entrar na zona do rebaixamento pela primeira vez após o clássico contra o Flamengo.
A fase difícil não é novidade para o treinador neste Campeonato Brasileiro, pois Valentim comandou o Avaí por 15 jogos entre junho e outubro, com três vitórias, quatro empates e oito derrotas.
Deixou o clube catarinense na 19ª posição para assumir o comando do Glorioso, no lugar de Eduardo Barroca, que foi demitido após uma sequência de quatro derrotas no Brasileirão.
Marca negativa que foi igualada agora sob o comando de Valentim: o Alvinegro saiu derrotado nas últimas quatro partidas, contra Grêmio, Cruzeiro, Santos e Flamengo.
Quando assumiu o Botafogo, a equipe ocupava a 13ª posição e estava cinco pontos acima do Z-4. Quase um mês depois, a situação é bem pior: a equipe ocupa a 17ª posição, dentro da zona do rebaixamento. O ponto positivo do confronto de segunda-feira é o retrospecto recente do rival: desde que Valentim saiu, o Avaí perdeu as sete partidas que disputou.
O Glorioso não terá Marcinho com problemas no joelho e seu reserva imediato, Fernando, recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Flamengo e está fora. O jovem Rickson é o principal candidato para assumir essa vaga, pois é das opções à disposição, o que mais foi improvisado na lateral direita.
O zagueiro Marcelo, geralmente improvisado na posição, ainda se recupera de lesão na coxa direita.
Além de Marcelo, Marcinho e Fernando, Gilson, Rodrigo Pimpão e Marcos Vinícius também não estão à disposição de Alberto Valentim.
"Estamos em uma situação que não é boa para a gente e trabalhando forte para sair dessa. O elenco está firme, todos comprometidos", afirmou Leo Valencia.
Já o Leão da Ilha, último colocado com 17 pontos, vem ao Rio de Janeiro para tentar vencer e mesmo matematicamente rebaixado, quer vencer para somar o maior número de pontos possíveis.
O técnico Evando Camillato não poderá contar com o atacante Lourenço e com o lateral Iury, além de Léo e Richard Franco, suspensos.
"A gente vai para o Rio de Janeiro e o mais importante é fazer uma grande partida lá. O Alberto é um cara profissional de caráter, uma pessoa boa. Mas nosso objetivo é ir lá e fazer um grande jogo e conseguir a vitória", disse o meia João Paulo.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X AVAÍ
Local: Estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: às 20h (de Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: José Reinaldo Nascimento Júnior e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
Árbitro de Vídeo: José Claudio Rocha Filho (SP)
BOTAFOGO: Gatito; Rickson, Joel Carli, Gabriel e Yuri; Cícero, Alex Santana, João Paulo e Leo Valencia; Lucas Campos (Victor Rangel) e Igor. Técnico: Alberto Valentim
AVAÍ: Vladimir; Gegê, Kunde, Betão, Zé Marcos e Igor Fernandes; Pedro Castro, Luanderson, João Paulo e Julinho; Jonathan. Técnico: Evando Camillato