O jogo desta quarta-feira (13), às 21h30, no Maracanã, coloca frente à frente dois técnicos com trajetórias diferentes no Brasileirão: o recordista histórico Vanderlei Luxemburgo contra o recordista da edição de 2019 Jorge Jesus, que se enfrentam em partida antecipada da 34ª rodada por conta da final da Libertadores.
Tanto rubro-negros como cruzmaltinos têm objetivos diferentes para conquistar a vitória, pois o líder isolado tenta dar mais um passo rumo ao título, enquanto o décimo primeiro colocado espera chegar perto do pelotão de cima e sepultar matematicamente o risco do rebaixamento.
A grande força do time rubro-negro para esta partida vem através de dois reforços de peso: o treinador Jorge Jesus voltará ao banco de reservas para comandar a equipe e o lateral-direito Rafinha, que cumpriram suspensão contra o Bahia, na vitória por 3 a 1.
Já o uruguaio Arrascaeta, se recupera de uma entorse no joelho esquerdo e ainda é dúvida.
O Gigante da Colina, não terá Leandro Castan, que cumpre suspensão, e seu reserva imediato Ricardo, se recupera de lesão.
Neste caso, Oswaldo Henríquez terá Werley como companheiro de zaga Werley e Marrony voltando a equipe.
Por sua vez, o zagueiro colombiano que se tornou titular desde a chegada de Vanderlei Luxemburgo, não escondeu a importância do clássico.
"O jogo com o Flamengo é diferente. Eles também precisam somar pontos, nós vamos encarar esse jogo como o que significa para a história do Vasco, um clássico com história gigante, com ingredientes diferentes. Vencer representaria um título para nós, já que eles vem de uma longa sequência sem perder. Nós ganhando, vai representar muito", afirmou Henríquez.
Os números do Mister e do Professor no Brasileirão
O português Jorge Jesus busca o título inédito na competição e é o técnico estrangeiro com mais lideranças no campeonato, na era dos pontos corridos, em sua primeira participação: 17 rodadas, superando inclusive Antônio Lopes com 14 e se igualou a Levir Culpi.
Já o comandante do Vasco é o treinador mais vezes campeão do Brasileiro: cinco títulos por quatro equipes: Palmeiras (1993 e 1994), Corinthians (1998), Cruzeiro (2003) e Santos (2004).
Sob a batuta de Jorge Jesus, o Flamengo escreve uma bela história neste campeonato: É o clube com mais vitórias até 32ª rodada do na era dos pontos corridos, com 24. Também é o clube com mais vitórias de virada em 2019: quatro. Autor e consumador da maior invencibilidade nessa edição e na história do clube no campeonato: não perde há 19 jogos. Nas seis rodadas que faltam (18 pontos), precisa de apenas quatro para igualar a maior pontuação de um clube campeão na era dos pontos corridos: Corinthians com 81 em 2005.
Luxemburgo é o treinador com mais vitórias no Brasileirão na era dos pontos corridos, de 2003 a 2019, com 214, e o técnico com mais jogos, totalizando 740.
Para bater o Flamengo, no Maracanã, Luxemburgo terá que superar números impressionantes de Jesus no estádio. Em 16 jogos, foram 15 vitórias e apenas um empate. O rubro-negro marcou 41 gols e sofreu 12, com saldo de 42 gols a favor. Apenas a dupla rubro-negra de artilheiros do Brasileirão, Gabigol (21) e Bruno Henrique (16), marcaram juntos 37 gols.
Jorge Jesus, aos 65 anos, é apontado como a maior surpresa e renovação técnica do futebol brasileiro e Vanderlei Luxemburgo, um dos maiores nomes da história do nosso país.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X VASCO
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de novembro de 2019
Horário: às 21h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa/GO)
Árbitro de Vídeo: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson e Everton Ribeiro; Vitinho, Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus
VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Henríquez, Ricardo (Werley), Danilo Barcelos; Richard, Raul, Marcos Junior; Marrony, Rossi e Ribamar. Técnico: Vanderlei Luxemburgo