A Comissão Especial da Região Metropolitana, presidida pelo deputado Waldeck Carneiro (PT) e a Comissão de Transportes, comandada pelo deputado Dionísio Lins (PP), vão realizar oitiva conjunta, na quinta-feira (21/11), às 11h30, na sala 316 do Palácio Tiradentes. A reunião vai discutir a respeito de 40 trens de fabricação chinesa que foram retirados de circulação devido a problemas operacionais.O deputado Waldeck frisou a necessidade de efetivar medidas para resolver o problema da diminuição da quantidade de trens.
“Cobraremos providências urgentes, pois os passageiros do modal ferroviário estão sofrendo duro impacto. Precisamos da solução técnica conclusiva em curto prazo para aplacar o impacto junto à população. A mobilidade é um enorme desafio na Região Metropolitana, mais ainda com esse problema”, explicou o parlamentar.
Foram convidados a participar da audiência representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), da Supervia e da Secretaria de Estado de Transportes.
A concessionária Supervia, no dia 17/11 (domingo), divulgou nota depois das 17 horas informando terem sido detectados problemas em série nas caixas de tração das composições (engrenagem que transmite energia do motor para eixo e rodas). Os trens chineses (2º lote) foram comprados pelo Estado do Rio de Janeiro e incluídos na operação entre 2014 e 2016.
De acordo com Murilo Leal, presidente da AGETRANSP, as equipes estão trabalhando nas estações desde segunda-feira (18/11) pela manhã. “Reforçamos a fiscalização, avaliamos os impactos e fizemos reuniões com as equipes técnicas para acompanhar como se dará a reposição desses 40 trens. O problema é gravíssimo”, adiantou Leal. A promessa da Supervia é que no domingo (24/11) sejam recolocados no serviço de passageiros 17 das 40 composições recolhidas para manutenção, e que outras seis voltem aos trilhos em até quinze dias.
Fonte: Site Alerj