Futebol é mesmo uma caixinha de surpresa. Num dia o time se livra da zona de confusão e no outro já está querendo uma vaga na próxima Copa Sul-Americana. É tudo muito dinâmico e urgente, assim como a fome. Por isso, nada mais adequado que a união da ONG Ação da Cidadania com o Fluminense Football Club, nesta quarta-feira (4), antes da partida com o Fortaleza, no Maracanã, para arrecadar alimentos não perecíveis e proporcionar um Natal digno a muitas famílias carentes.
"Essa idéia não é nova. No início da campanha, artistas se juntavam para fazer o FOME DE BOLA, que arrecadava alimentos para o Natal Sem Fome. Este ano procuramos primeiro o Botafogo e agora o Fluminense. Se tivéssemos mais tempo, o Flamengo e o Vasco teriam entrado também, mas o campeonato acaba neste próximo fim de semana. Queremos firmar as parcerias já para o campeonato estadual no início de 2020", informa Daniel de Souza, presidente do Conselho da ONG.
Daniel é filho do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida em 1993, tendo falecido em 1997. Ele mantém vivo o legado do pai, tentando cuidar dos menos assistidos e estará presente está noite no estádio, reforçando a parceria com o Flu. No telão do Maracanã será exibido um vídeo institucional da campanha, cujo tema este ano repete 2018: "A fome não é fake".
A Ação da Cidadania terá voluntários em várias entradas do estádio. Eles irão recolher os alimentos a serem distribuídos pelos comitês da região metropolitana do Rio de Janeiro. É importante que os tricolores estejam cientes desta campanha e de que, com a ajuda desta torcida, o Natal sem Fome certamente vai alcançar muito mais famílias que vivem em situação de insegurança alimentar em mais de 20 estados em todo país. Portanto, junto com o ingresso do jogo, não se esqueça de levar também pelo menos um quilo de alimento não perecível.
A arrecadação do Natal sem Fome conta ainda com o hot site
www.natalsemfome.org.br para receber doações em dinheiro (via cartão de crédito ou boleto) e também uma lista de postos de coleta espalhados por todo o país, para que as pessoas possam levar alimentos para doação. A meta de arrecadação em 2019 será de duas mil toneladas e a distribuição vai acontecer nos dias 21 e 22 de dezembro. Fica aqui a dica e a torcida para grandes conquistas.
Sobre a Ação da Cidadania
Um movimento social que nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para ajudar 32 milhões de brasileiros que, segundo dados do Ipea, estavam abaixo da linha da pobreza. Baseado em um conceito simples: SOLIDARIEDADE, TODOS NÓS PODEMOS. Entre 1993 e 2005 foram arrecadadas 30.351 toneladas de alimentos em todo o Brasil,beneficiando 3.035.127 famílias.
Entre 2006 e 2010 foram distribuídos 2.300.000 brinquedos e 500.000 livros em todo o país.Criada no auge do Movimento pela Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida se transformou no movimento social mais reconhecido do Brasil.
Seu principal eixo de atuação é uma extensa rede de mobilização formada por comitês locais da sociedade civil organizada, em sua maioria compostos por lideranças comunitárias, mas com participação de todos os setores sociais.
Postos de Coleta
Além da Sede da Ação da Cidadania, os comitês da ONG pelo Brasil:Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará , Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e do Distrito Federal, diversos postos de coleta em parceria com empresas e entidades da sociedades serão disponibilizados no site da campanha. (veja os endereços no site www.natalsemfome.org.br.