Não é só de vestido branco e enfeites de Natal que vivem as festas de final de ano. Nos últimos anos, a procura por procedimentos estéticos, como cirurgias plásticas, preenchimentos e botox cresceu por conta das festas.
"Em 2017 e 2018, tivemos um aumento de 15% na procura por botox nas vésperas das festas de final de ano. Isso sem contar os demais procedimentos", revelou o cirurgião plástico Bruno Herkenhoff, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro.
Segundo o médico, em 2019, a corrida pela selfie perfeita já começou.
"São vários os procedimentos que garantem um rosto mais rejuvenescido e mais qualidade da pele: o preenchimento, que pode ser feito com ácido hialurônico ou a gordura; o MD CODES, a carboxterapia e até o facelift, que é a cirurgia em si. De maneira geral, essa é a época dos procedimentos faciais", explicou.
A gordura é tendência. Embora isso pareça assustador, a verdade é que cada vez mais o uso de preenchimento à base de gordura, chamado de lipoenxetia,vem ganhando espaço entre os procedimentos estéticos, principalmente, as intervenções no rosto. Essa tendência foi, inclusive, consagrada pelo 56º Congresso Nacional de Cirurgia Plástica, que aconteceu no final de novembro, em Brasília.
Bruno Herkenhoff afirmou que os procedimentos não são novo. Eles estão apenas cada vez mais populares.
"Usar gordura na cirurgia de face não é a novidade. A novidade é que estamos usando em mais regiões e em maior volume, e cada vez mais pessoas estão procurando o consultório para a enxertar gordura na região da face. Antigamente, fazíamos só o sulco e a área conhecida como bigode chinês. Agora estamos fazendo na área dos olhos, na região temporal, no malar, queixo, mandíbula", esclareceu o cirurgião plástico.
Ainda segundo Herkenhoff, a procura ganhou mais força porque tem demonstrado que, quando feita por um especialista, é bastante seguro.
"Estamos dando preferência a injetar gordura em vez de outros materiais e tecidos, como as próteses. Estamos "volumizando" com mais gordura, que é incorporada ao corpo e, além de não causar nenhum dano, melhora a qualidade da pele", disse.
Bruno também ressaltou que de 30% a 50% da quantidade enxertada é absorvida pelo organismo e o restante é permanente.
Vale destacar que a lipoenxetia consiste na retirada de gordura do próprio corpo para ser reinserida na área desejada. O médico esclareceu que essa gordura retirada é tratada antes de ser enxertada e que a técnica diminui a absorção da mesma. Com isso, a aplicação traz um aspecto mais uniforme e rejuvenecedor aos pacientes.