Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

De São Gonçalo

Mãe Marcia D'Oxum recebe Medalha Tiradentes na ALERJ

Idealizadora de projeto social candomblecista contemplada com maior honraria do Estado


Deputados Waldeck e Luiz Paulo com Mãe Márcia D´Oxum

O mandato do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT) homenageou ontem (16), com a Medalha Tiradentes, em sessão solene realizada no Auditório Nelson Carneiro da ALERJ, Marcia Dória Pereira, conhecida como Mãe Marcia D'Oxum. Ela é idealizadora e coordenadora geral do "Matrizes Que Fazem", projeto de ações sociais e afirmativas, sediado e vinculado ao Egbe Ile Iya Omidaye Ase Obalayo, terreiro de Candomblé situado no município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

De acordo com o Waldeck, a solenidade integra a luta antirracista, contra a intolerância religiosa e o racismo religioso, que ampliou suas proporções no Rio de Janeiro no último período, especialmente na Região Metropolitana. "Temos assistido, estarrecidos, mas também com capacidade de resistência, a ataques recorrentes a terreiros, casas de santo e templos religiosos de matrizes africanas. É importante que reconheçamos a liderança espiritual de Mãe Márcia de Oxum em todo o estado, e também a sua condição de personalidade, como parte dessa luta. O povo negro precisa ainda de reparação, reafirmação dos seus direitos, sua dignidade, sua cidadania, que no campo religioso tem sofrido afrontas cotidianas, ao arrepio da Constituição, inclusive", acentou o parlamentar.

Segundo o deputado, a liberdade de crença e de credo são cláusulas importantes do texto constitucional e o momento de luta é simbólico. "Mãe Márcia é uma referência para diferentes vertentes das religiões de matriz africana, mesmo fora dos limites de sua crença, é uma personagem da cultura do estado, já ocupou posições em órgãos municipais, estaduais e federais. É uma lutadora por políticas públicas de cultura e de promoção da igualdade racial", afirmou Waldeck.

O Egbe Ile Omidaye Ase Obalayo é uma comunidade de Matriz Africana presidida por Mãe Márcia que tem como finalidade o desenvolvimento de projetos e ações nas áreas de cultura, educação, meio ambiente e geração de renda. Mulher, brasileira, negra e apaixonada pelo Candomblé e por todo o movimento de cultura que foi preservado no interior das Matrizes Africanas, Mãe Márcia é ativista contra o racismo, o preconceito e a intolerância religiosa.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!