Com certeza você já percebeu ao abrir seu Facebook que pessoas, comércios, entre outros, apareciam na sua rede mesmo com a localização desativada. A invenção de Mark Zuckerberg admitiu que monitora cada um de seus usuários, mesmo com a função de geolocalização desativada, por razões de segurança mas também com objetivos publicitários.
O documento foi divulgado nesta terça-feira no Twitter de uma jornalista do jornal americano The Hill.
"Inclusive sem a ativação dos serviços de localização, o Facebook ainda pode saber onde o usuário está com base em informações que ele e outros fornecem através de suas atividades e conexões com nossos serviços", revela a rede social em carta enviada em dezembro deste ano ao senador democrata Chris Coons e ao republicano Josh Hawley, do Congresso dos EUA.
O Facebook obtém dados pessoais de todos os tipos sobre seus mais de 2 bilhões de usuários frequentes em ao menos uma das plataformas do grupo: Instagram, Messenger, WhatsApp ou Facebook.
Estes dados são a base do seu modelo econômico, que se sustenta com o faturamento em publicidade ultra-segmentada em grande escala