A Polícia Militar prendeu nesta quarta-feira (25) Matheus do Espírito Santo Severiano, apontado como o autor dos disparos que mataram o comandante do 3º BPM (Méier, na Zona Norte do Rio), coronel Luiz Gustavo Teixeira, no dia 26 de outubro.
Matheus foi preso no Morro da Cachoeirinha, no Complexo do Lins, após investigações feitas pela Divisão de Homicídios da Capital. O criminoso tem uma vasta ficha pela polícia, incluindo homicídio, tráfico e formação de quadrilha. Depois de cumprir seis meses de prisão, por ter sido flagrado com uma mochila cheia de drogas, ele saiu da cadeia no dia 1º de junho do ano passado após uma decisão judicial.
Criminoso foi reconhecido por motorista do coronel morto
Matheus havia sido reconhecido, por foto, pelo cabo da PM Nei Vilas Bastos Filho, que dirigia o carro em que o comandante levou um tiro no peito. O cabo foi baleado na perna na ocasião.
Além de ser acusado de ter atirado nos PMs, Matheus voltou ao local do confronto minutos depois para tentar pegar a arma do oficial já morto. Desistiu ao perceber que o cabo continuava ali, e fugiu de motocicleta em direção ao Morro da Cachoeirinha.
O carro descaracterizado em que estavam coronel e motorista bateu de frente com bandidos que desembarcaram para iniciar um arrastão, dando início à troca de tiros.
O veículo do policial foi atingido por 17 tiros na Rua Hermengarda, na altura do Lins de Vasconcelos. O coronel ainda chegou a ser levado para o Hospital Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu aos ferimentos.
Matheus é suspeito de participação de outro crime contra o tenente Guilherme Lopes da Cruz, ocorrido no dia 21 de fevereiro no McDonald, da Freguesia, localizado na Estrada do Gabinal, em Jacarepaguá, Zona Oeste.