As eleições em São Gonçalo em 2020, prometem muitas novidades. Os partidos vão definindo suas estratégias e os objetivos e começam a surgir nomes na disputa. Até agora os nomes não parecem empolgar e todos os pré-candidatos, mostram um longo caminho a ser percorrido para entusiasmar o eleitorado.
Candidato derrotado no segundo turno pleito passado Dejorge, lidera as pesquisas não oficiais. Nomes conhecidos da Politica Gonçalense, como o próprio prefeito Nanci e adversários como Dejorge e Professor Josemar, já trabalham suas pré-candidaturas ao lado de novos nomes que surgem a cada dia. O portal Eu, Rio! apurou com fontes políticas na cidade e destrincha os cenários possíveis de cada partido no município.
PRB - Candidatura definida desde a ultima eleiçao inicial, nome quase certo para o segundo turno. Precisará combater a rejeiçao, a segunda maior. Sua coligaçao deverá contar com 6 partidos.
Progressistas - Não deverá lançar candidato a prefeito.
PDT - O ex-vereador Marlos Costa é pré-candidato. Depois de anunciar o nome de Randal Farah, que perdeu força, surge o nome de Marlos no partido. Uma composição pode atrair Rede e PSB.
PT - Dimas Gadelha, ex-DEM e agora cacifado por Quaquá, aparece como pré-candidato. Ex-secretario de Saúde de Neilton Mulin aparece como candidato pela primeira vez.
PTB - O PTB pretende lançar um nome a Prefeito ou vice e uma reunião na próxima semana define.
MDB - Os vereadores de mandato defendem continuar no governo e o partido deve se posicionar após o carnaval.
PSTU - O nome de Deyse segue firme como pré candidata. Poderá ser a única candidata mulher
PSL - Após muita confusão e atropelos, parece que o caminho está aberto para Ricardo Pericar. Poubel aparentemente está fora do páreo, em construção da Aliança Pelo Brasil
Rede - Ainda não definiu questão poderá caminhar com PDT, PSB ou PSOL
Podemos - O partido segue indefinido e não deverá lançar candidato a prefeito e vice.
PSC - Partido do governador Witzel, será liderado pelo vereador Armando Marins, que deverá mudar de partido na janela - hoje está no PSDB. O partido poderá indicar o vice na chapa de Dejorge.
PCB - Luta para se estruturar sem filiados suficientes para montar nominata completa
Liberal - O Partido vai apoiar a candidatura de Capitão Nelson, o Plano B, do Governador, que poderá ser também o plano B do prefeito Nanci. O Presidente estadual do partido, Altineu Cortes, tem trabalhado para consolidar a candidatura.
Cidadania - O partido do Prefeito Nanci, candidato a reeleição com apoio de quatro partidos, deverá, ao lado do PMDB, fazer a maior bancada da cidade. Podendo eleger 4 vereadores. Terá que mudar a sua avaliação que hoje chega a uma enorme rejeição.
Democratas - O partido, sob o comando de Adolfo Konder, não tem pressa de definir e pode surpreender apoiando uma nova candidatura para negociar espaço no segundo turno
DC - O Democracia Cristã tem como pré-candidato o Pastor Artur Belmonte, líder do movimento Radical cristão, tem boa aceitação do movimento cristão, porém pouco conhecido na cidade, precisará dar visibilidade ao seu nome
PRTB - Partido liderado pelo vereador Jalmir Junior, dará apoio a Dejorge.
PCO - O Partido da Causa Operária tem apenas 6 filiados na cidade
Novo - O partido está se organizando na cidade e deverá apoiar uma terceira via. Não deverá apoiar nem o governo e nem Dejorge.
PMN - Vai caminhar com Dejorge e o objetivo é renovar sua cadeira de vereador
PMB - O partido deverá fechar questão até o carnaval
PTC - Deverá caminhar com Dejorge
Aliança Pelo Brasil - Partido segue na tentativa de conseguir a legenda aprovada no TSE. Caso consiga, terá.pouco tempo para se organizar. O candidato provável seria Poubel, deputado estadual eleito no ultimo pleito com boa votação na cidade.
PSB - Seu pré-candidato é o deputado eleito Renan Ferreirinha. O partido vai avaliar mais na frente e poderá fechar com PDT e Rede.
PV - Os Verdes devem seguir com Dejorge e tentar manter o seu mandato de vereador
PSDB - O partido chegou a anunciar a pré-candidatura do presidente da Câmara de Vereadores Dinei Marins, que parece ter desistido. A direção estadual, em seu plano para 2022, considerada importante uma candidatura em cidades acima de 100 mil eleitores. Alguns nomes surgem como opção, entre eles Diogo São Paio ou o do vereador Armando Marins
PSOL - O suplente de deputado federal Prof.Josemar, é o pré-candidato. O partido poderá, com a nova legislação, eleger.pela.primeira vez um vereador, desde que consiga uma candidatura que.supere a clausula.de corte com aproximadamente 1.700 votos
Patriotas - Segue indefinido e deverá se posicionar após o carnaval
PSD - O Partido da deputada Flordelis poderá apoiar Artur Belmonte ou até mesmo lançar o nome do Pastor Luciano para marcar posição.
PC do B - Tem como pré-candidato o jovem Isaac Ricalde. O partido pretende manter o mandato do vereador Prof. Paulo
Avante - Capitão Nelson é o pré-candidato. O ex-vereador e deputado lidera a região de Santa Isabel e precisará crescer nos outros distritos.
Solidariedade - O partido deverá fechar questão somente após o carnaval.
PROS - Tem como pré-candidato a prefeito o vereador Gilson do Cefen, fiel escudeiro do governador Garotinho, reeleito no maior bairro da América Latina.
Vereadores - É esperada uma renovação na ordem de 50%, na nova Câmara que assumirá. Entre os prováveis reeleitos, nomes como Salvador Soares, Lecinho e Dinei Marins, se destacam. Novos nomes devem aparecer na nova composição da Câmara, como Magu dos Brinquedos, Zequinha do Pacheco e Marcos Tavares do MBL.