TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Prefeitura do Rio divulga o esquema de organização para o Carnaval no Rio

Sambódromo terá uma sala de crise e órgãos públicos no Setor 1

Por Leonardo Pimenta em 19/02/2020 às 23:15:51

Foto: Leonardo Pimenta

O secretário de Eventos e Envelhecimento Saudável, Felipe Michel, anunciou, nesta quarta (19), o planejamento de operação dos serviços públicos que estarão disponíveis para os blocos de rua e os desfiles das escolas de samba no Rio. Segundo o secretário, a Marquês de Sapucaí receberá aproximadamente 500 mil pessoas nos dias de desfile e a Intendente Magalhães, 200 mil.

“São quase 500 mil pessoas em 6 dias de desfile entre espectadores e integrantes das escolas. A capacidade diária é de mais de 70 mil pessoas nas arquibancadas e camarotes. As alegorias começarão a ser deslocadas na madrugada de quinta-feira para a sexta-feira. Nós estaremos lá todos presentes. Já o carnaval da Intendente Magalhães, que é a porta de entrada para o desfile do grupo especial, o evento vai reunir mais de 200 mil pessoas nos 5 dias de espetáculo. A prefeitura do Rio investiu 3 milhões nas escolas de samba dos grupos de acesso do verdadeiro carnaval do povo”, disse o secretário Felipe Michel.

Sala de Crise no Setor 1

A passarela do samba terá em todos os dias de evento uma sala de crise com a presença de órgãos como a Rio Tur, Rio Luz, Guarda Municipal, Comlurb, Secretaria Municipal de Saúde, Rio Águas e Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. A proposta é que cada órgão atue durante os dias de festa na Marquês de Sapucaí.

Transporte

A recomendação da Prefeitura do Rio é que todos os foliões utilizem apenas o transporte público para a locomoção pela cidade.

O Metrô Rio funcionará, durante o carnaval, 24 horas por dia, a partir das 5h do dia 21/02 (sexta-feira), indo até às 23h59 do dia 25/02 (terça-feira). Já no desfile das campeãs, o esquema de funcionamento será das 5h do dia 29/02 (sábado) até às 23h do dia 01/03 (domingo).

As estações Presidente Vargas e Catete ficarão fechadas, e os usuários só poderão utilizar para ir e voltar da passarela do samba as estações Praça Onze ou Central. As pessoas que compraram ingressos para os Setores Ímpares deverão desembarcar na estação Central. Já a dos Setores Pares desembarcarão na estação Praça Onze.

O desembarque e o embarque só serão permitidos com cartões pré adquiridos nas estações Nossa Senhora da Paz e Cinelândia. A Linha 2 do Metrô, nos dias de desfile, fará o trajeto Pavuna X General Osório.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal do Rio contará com o efetivo de 3.150 agentes durante os seis dias de desfile no Sambódromo. Os guardas atuarão no patrulhamento em geral, no ordenamento urbano e no controle e fiscalização do trânsito.

“A gente cuida da parte de ordenamento do Sambódromo como também nos bloqueios da CET-Rio”, lembrou a inspetora Tatiana Mendes.

Comlurb

A Companhia de Limpeza Urbana atuará com 485 garis trabalhando no interior do sambódromo em todos os dias de desfiles das escolas na Marquês de Sapucaí e com 142 na parte da manhã, no Terreirão do Samba. Já na Intendente Magalhães serão 60 garis. Segundo a empresa, atuarão ao todo cerca de 1.175 garis nos blocos e no entorno.

Os organizadores dos blocos de rua que não tiverem autorização da Prefeitura do Rio serão multados pela quantidade de lixo recolhido.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde estará na Marquês de Sapucaí com 125 profissionais de saúde e com 90 ambulâncias avançadas e 7 postos pré-hospitalares espalhados pelos setores do sambódromo. A novidade desse ano é que a Vigilância Sanitária estará aplicando 500 doses da vacina contra o Sarampo no Setor 7.

Tags:   Carnaval 2020
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.