O Carnaval carioca atraiu 2 milhões e 100 mil turistas e movimentou R$ 4 bilhões durante a folia. Os dados foram divulgados oficialmente pela prefeitura, na manhã desta segunda (2), na Cidade das Artes pelo presidente da Riotur, Marcelo Alves e pelo secretário municipal de envelhecimento Sustentável e Qualidade de Vida e Eventos, Felipe Michel.
Marcelo disse ainda que a rede hoteleira teve 98% de ocupação e classificou a festa como "o maior carnaval de todos os tempos". E ele justifica o otimismo comparando os resultados com o ano anterior. O Carnaval 2020 teve 31,2% mais turistas.
O resultado financeiro também foi comemorado pela prefeitura. O Sindrio registrou 5% de aumento do consumo na cidade. Nos quiosques, o crescimento foi de 15%. Perguntado se o dinheiro arrecadado no Carnaval não justificaria investimentos maiores pela Prefeitura Marcelo lembrou que a arrecadação é distribuída por três esferas de governo. "Seria bom que os governos estadual e federal também participassem com suas leis de incentivo", disse.
Turistas norte-americanos
Do total de turistas durante o Carnaval, 77% eram brasileiros e 23% estrangeiros. De acordo com os dados da Riotur, os turistas dos EUA estiveram em maior número entre os turistas estrangeiros. Também foram registradas as presenças de argentinos, alemães, chilenos e italianos, beneficiados pela facilidade de entrada no país.
Entre os brasileiros, a maioria veio de São Paulo. Minas Gerais e Rio Grande do Sul também foram à origem de turistas brasileiros no Carnaval.
As atrações carnavalescas oram os megablocos, os 77 palcos populares, o carnaval popular na Intendente Magalhães e os pequenos blocos que desfilaram durante os 50 dias de promoção carnavalesca a prefeitura. Todos esses eventos juntos tiveram a participação de 10.637.007 foliões.
O bloco "Fervo da Lud" foi o recordista de público, com 1 milhão de participantes. Mas nem todos os blocos eram autorizados. A prefeitura registrou o desfile de 99 blocos sem autorização. Todos esses 13 blocos receberam multas.
Em relação "a segurança, as barreiras montadas nos megablocos apreenderam 18 armas de brinquedo, além de 30 canivetes, 252 facas e 1908 garrafas de vidro.
365 dias de Carnaval
O presidente da Riotur anunciou que o projeto para 2021 já começou. O camarote reservado para a prefeitura no setor 11 um espaço para turistas voltado para o Carnaval. Nele o visitante tomará conhecimento de como são realizados os trabalhos, desde a criação do enredo até o desfile final. O objetivo é aproveitar o fluxo turístico na passarela do samba, o terceiro ponto mais visitado no Rio.