Morreu na noite desta sexta-feira (22) nos Estados Unidos o baterista Vinnie Paul, co-fundador do Pantera, uma das maiores bandas de heavy metal de todos os tempos. O anúncio foi feito através de um comunicado na página oficial da banda no Facebook prestando tributo ao músico, além disso um representante do artista confirmou a informação ao site norte-americano Billboard. As causas da morte ainda não foram informadas, ele tinha 54.
“Não há mais detalhes disponíveis neste momento. A família pede que você, por favor, respeite sua privacidade durante este tempo", diz o comunicado na rede social da banda.
Atualmente integrante do Hellyeah, Vinnie Paul era mundialmente conhecido por ter criado em 1981 o Pantera ao lado de seu irmão, o lendário guitarrista Dimebag Darrel, a banda chegou ao estrelato em 1987 com o seu segundo vocalista, Phil Anselmo, lançando álbuns clássicos como “Cowboys from Hell” (1990) e “Vulgar Display of Power” (1992). Ao longo da carreira a banda recebeu quatro indicações ao Grammy e teve nove de seus álbuns no top 200 da Billboard.
Após encerrarem as atividades em 2003, qualquer esperança de retorno foi impossibilitada com o assassinato de Dimebag em dezembro de 2004 durante uma apresentação do Damageplan, banda que os irmãos haviam formado no ano anterior, no palco do Alrosa Villa, em Columbus, Ohio. Desde 2006, Paul é o baterista do Hellyeah, um supergrupo de heavy metal que também inclui o vocalista do Mudvayne, Chad Gray, e o guitarrista do Nothingface, Tom Maxwell.
No Twitter o guitarrista do Kiss, Paul Stanley lamentou a morte do baterista. “É triste saber da morte de Vinnie Paul. Amei quando Pantera fez shows com a gente e nos últimos anos Vinnie foi sempre presença em todos os shows Kiss. Descanse em paz e condolências à sua família”, tweetou o músico.