Se há um mês a expectativa de muitos supermercados do Rio e do Brasil era de crescimento nas vendas da Páscoa deste ano, até 10% em comparação a 2019, com a pandemia e o consequente isolamento social, a perspectiva mudou para pior. O sonho do lucro se transformou na realidade do prejuízo. A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) informou que espera queda de cerca de 15% nas vendas, em relação ao ano passado.
De acordo com a entidade, antes da pandemia havia uma expectativa de crescimento entre 6% e 10%. Com o isolamento social, houve ainda fechamento de várias lojas de varejo e redução de movimentação de pessoas e da logística de abastecimento. Além dos ovos de Páscoa, caixas de bombons e barras de chocolate, peixes congelados, azeite e o tradicional bacalhau são os produtos mais procurados neste período.
Para enfrentar a crise, as indústrias abaixaram o preço dos ovos de chocolate duas semanas atrás, o que só costuma ser feito na Semana Santa ou após. Isso para estimular o consumidor a sair de casa e ir ao mercado comprar o produto. Ou, ao menos, adquirir via internet. De acordo com a Asserj, entre os dias 17 de março e o último dia 6, houve redução de até 35% no movimento nos supermercados, em comparação com as duas primeiras semanas do começo do isolamento social.
Uma rede de supermercado está oferecendo parcelamento nas compras em até 10 vezes sem juros no cartão da rede nos valores acima de R$ 200 para compras de ovos, bolos da Páscoa, chocolates, bacalhau, azeites e vinhos portugueses. As compras podem ser feitas no aplicativo e no e-commerce do estabelecimento.