TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Cabines de segurança estão abandonadas no Fonseca

Base Integrada da PM e da Guarda Municipal tem até colchão no telhado

Por André Luiz Coutinho em 01/08/2018 às 20:01:28

Cabine integrada na Alameda tem de tudo, menos agentes de segurança (Foto: Rodrigo Rebechi)

Mesmo uma semana depois da implantação do programa Niterói Presente no bairro do Fonseca na Zona Norte de Niterói, quem passa diariamente pela Alameda São Boaventura já deve ter percebido a situação da cabine da Base Integrada da Polícia Militar e Guarda Municipal instalada na altura da Rua São Januário, instalada há pouco menos de dois anos, o local foi flagrado pela equipe do portal Eu, Rio em situação de abandono com galhos das árvores que ficam próximas, depredação de lâmpada e até um inusitado colchão na parte de cima da estrutura. 

A falta de segurança pode ser traduzida em números, de acordo com Instituto de Segurança Pública (ISP) a delegacia da região a 78ªDP registrou no período entre julho de 2017 até o mesmo mês este ano, o expressivo número de 1194 roubos a transeuntes, além de 126 roubos a estabelecimentos comerciais da região.

Moradores não lembram de ver cabine funcionando

Moradora do bairro há quatro anos, a enfermeira auditora Ana Carla Rocha não lembra a última vez que viu policiamento naquele espaço e lamenta a situação. "Uma cabine em qualquer rua por ter, é melhor não ter. Vira sucata, local de proliferação de doenças. Essa da São Januário perdeu tanto crédito que virou guarda-volumes provavelmente de moradores de rua. Lamentável", afirma ela que acredita que a cabine deveria ser funcional aos policiais. "Com certeza nos daria uma sensação de segurança, por mais que muitas vezes fosse ilusório. Mas, sem dúvidas, saber que temos e podemos contar com policiais e profissionais da segurança onde moramos nos conforta de algum modo. Desde que funcione, claro", finaliza.

Já o estudante Felipe Camargo, que trabalha em um supermercado da região, apesar dos agentes circulando de moto durante o dia, a sensação de segurança ainda não é possível ser sentida. "Não vou dizer que está a mesma coisa, as motos coíbem um pouco a criminalidade, mas poderia ser melhor. Não sei se com o uso melhor da cabine, porém com mais presença da polícia para mostrar para esses tralhas que não devem sair por ai roubando", conta.

A outra cabine integrada do bairro, localizada próxima da subida da Ponte Rio-Niterói também foi encontrada sem policiamento. Ao contrário das outras três localizadas respectivamente na Praça General Gomes Carneiro (mais conhecida como Praça do Rink) no Centro e nas praias de Icaraí e de São Francisco, ambas na Zona Sul, todas contam com a presença de agentes permanentemente. 

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar afirmou que as cabines compartilhadas são de responsabilidade da Prefeitura de Niterói, que foi procurada, mas até o momento não se manifestou sobre o assunto.

Proeis garante mais policiais na rua

No último 23 de julho, em uma cerimônia que marcou o início das operações do programa Niterói Presente na Alameda São Boaventura, o prefeito Rodrigo Neves anunciou a ampliação das vagas do Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis) em Niterói, garantindo mais 100 policiais diariamente nas ruas da cidade, que somados aos atuais 150, terão 250 vagas para agentes.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.