TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Ex-volante do Flamengo exalta contratação de "Pirlo Paraguaio"

Diego Gavilán afirma que Piris da Motta é um exímio recuperador de bolas

Por Gustavo Cunha em 03/08/2018 às 10:57:28

(FOTO: Gilvan de Souza/ ASCOM CR Flamengo)

O "Pirlo Paraguaio" chegou ao Flamengo cercado de expectativa para disputar posição com Cuéllar. Cria do Rubio Ñu, do Paraguai, ele chega ao clube para suprir a saída de Jonas, vendido ao Al Ittihad, da Arábia Saudita. O Flamengo precisou agir rápido no mercado devido ao interesse do Boca Junior, da Argentina. Com isso, o volante paraguaio Robert Piris da Motta, de 24 anos, foi contratado junto ao San Lorenzo, da Argentina, por cerca de R$ 10 milhões.

Para falar sobre o novo reforço do clube carioca, desconhecido do torcedor brasileiro, o Portal "Eu, Rio!" conversou com o ex-jogador e atual técnico do Deportivo Capiatá, do Paraguai, Diego Gavilán, que atuou por aqui com as camisas do Internacional, Grêmio, Flamengo e Portuguesa.

O ex-volante pontuou as características de seu compatriota.

"Ele é um jogador aplicado taticamente, tem boa presença física, é um exímio recuperador de bola, com bom passe e eficaz no jogo aéreo. Robert é um jogador inteligente com a bola nos pés e não fica limitado a desarmar o adversário. Ele gosta também de pensar o jogo", revelou.

Gavilán destacou a versatilidade de Robert Piris.

"Não sei quais são os planos do treinador, mas ele é um jogador com um potencial importante, que pode ser bem aproveitado pelo clube. É capaz de atuar como primeiro, segundo ou até mesmo como terceiro homem de meio de campo. Na Argentina, durante passagem pelo San Lorenzo, chegou a ser aproveitado algumas vezes como um falso zagueiro. Ele é um jogador muito inteligente", disse.


Em 2008, na breve passagem pelo Flamengo, Diego Gavilán conquistou o Campeonato Carioca.

(FOTO: Divulgação / ASCOM CR Flamengo)

Confira abaixo a íntegra da entrevista

- O que podemos esperar de Robert Piris da Motta no Flamengo?

R: Robert Piris da Motta é um jogador responsável, dedicado, profissional e com muito futuro. Faz tempo que vem chamando a atenção de vários clubes importantes do futebol sul-americano. Acho que ele tem tudo para dar certo no Flamengo.

- Ele foi contratado pelo Flamengo com status de craque e para brigar pela titularidade com Gustavo Cuéllar. São jogador com características semelhantes ou completamos diferentes?

R: No Brasil, o jogador estrangeiro tem que justificar a sua contratação todos os dias. Com ele não será diferente, ainda mais pelo valor investido pelo Flamengo em sua contratação. Tudo vai depender dele para conseguir se encaixar no time. O time possui boas opções para a posição, e vai depender dele brigar por uma vaga entre os titulares.

- Na Argentina, adquiriu o respeito dos adversários por aliar técnica, raça e lealdade. Ele é assim mesmo em campo?

R: Piris da Motta é um jogador com muitas virtudes, mas se destaca pela raça demonstrada em campo. É um jogador que se entrega demais em campo e é capaz de correr dobrado para poder ajudar um companheiro. Por onde passou, ele sempre se destacou por esse comportamento dentro e fora de campo. Ele é um atleta humildade e trabalhador. Vai somar muito ao Flamengo.

- Até que ponto será bom para o Piris da Motta chegar em um clube como o Flamengo, onde o time é líder do Brasileiro?

R: É um passo importante na carreira dele. Essa transferência para o Flamengo mostra que ele conseguiu cumprir mais uma etapa na sua carreira. Após passar pelo San Lorenzo, ele chega mais maduro e experiente para jogar no futebol brasileiro.

- Que tipo de informação você poderia passar para ajudar na adaptação do Piris da Motta nesta chegada ao Flamengo?

R: Ele precisa entender o estilo de jogo do time e a mentalidade do treinador. Piris da Motta está acostumado a disputar grandes partidas e isso pode ajudá-lo nesta transição do futebol argentino para o brasileiro. Cada país tem a sua cultura futebolística, mas ele já demonstrou que é capaz de se adaptar rapidamente a qualquer clube.

- Quais os cuidados que ele precisa ter nesta primeira experiência no futebol brasileiro?

R: Robert precisa ter todo o cuidado quando um profissional chega num novo clube. Ele vai precisar demonstrar em campo, durante os treinos, de que é capaz de ser titular. A concorrência será forte, até pelas peças que o treinador possui. Agora, quando se fala de Flamengo, todo mundo quer ser útil e mostrar em campo de que é capaz de ser titular.

- Além de você, recentemente o Flamengo teve outros jogadores paraguaios: Carlos Gamarra, Victor Cáceres e César Ramirez. O que o Flamengo tem de tão especial que consegue atrair os paraguaios?

R: O jogador paraguaio é aplicado taticamente e é muito profissional. Por isso conseguimos nos adaptar ao futebol brasileiro. Estamos ali para trabalhar. Todos esses jogadores que você citou foram importantes em algum momento para o Flamengo. Eu, mesmo tendo jogado muito pouco pelo clube, fui muito feliz no período que atuei no futebol carioca. Acredito que os demais tiveram essa mesma impressão. O Flamengo é um clube especial.


Gamarra, Gavilán, Ramírez e Cáceres são os paraguaios que passaram recentemente pelo Flamengo.

(FOTOS: Divulgação / ASCOM CR Flamengo)


POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.