O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, mais conhecido como Conar, julgou a representação ética que tinha aberto contra ações publicitárias feitas nos shows online "Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa" e "Buteco Bohemia em Casa", do sertanejo Gusttavo Lima. Por unanimidade dos conselheiros presentes à sessão virtual, o cantor foi somente "advertido" pelo Conar.
No meio de abril o processo foi aberto, após "dezenas de denúncias de consumidores", que acreditavam que as ações publicitárias feitas pela Ambev durante os shows precisariam de "cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas".
Logo após, o Conselho foi acusado na web de ter denunciado o cantor por motivações políticas ou para defender emissoras de televisão, que estariam caindo audiência com as apresentações. Em defesa, o Conar afirmou que "atua exclusivamente em nome de anunciantes, agências e veículos de comunicação no exame do conteúdo de publicidade de todos os tipos, inclusive aquelas envolvendo influenciadores digitais".
O "puxão de orelha" parece ter dado efeito. A marca da Ambev, Brahma, esteve presente na live do projeto "Amigos", realizada no dia 20 de abril, com os cantores Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo. Em dado momento, Zezé di Camargo, ao falar da cerveja, disse que "a produção não deixou ele beber ali". "Puseram a Brahma aqui, mas não deram o abridor", disparou.
No último domingo (10), foi a vez do sambista Zeca Pagodinho surpreender o púbico ao trocar a bebida alcoólica por água em sua transmissão. O cantor brincou com a situação e explicou aos fãs que estava seguindo à risca as recomendações do Conselho. "Toda hora penso que tem um copo [de cerveja] aqui. Meto a mão e é água. Que sofrimento. Primeira vez que passo por isso", disse.
O cantor Felipe Araújo foi mais agressivo durante sua live no dia 25 de abril. Enquanto segurava um copo de cerveja, o sertanejo falou contra o órgão. "?", Conar, vai tomar no? Eu vou tomar uma, tô nem aí pra vocês", disse, mesmo sua live não tendo patrocínio de nenhuma marca de cerveja.
Frango com Leonardo
Gusttavo Lima também rebateu críticas que vem recebendo após publicar uma foto segurando um frango ao lado do cantor Leonardo. Em live nas redes sociais, ele disse que a internet está "mimimi" e falou sobre a "política do cancelamento".
"Essa internet está tão mimimi, né? Sabe o que eu faço? Eu posto e f*da-se. Eu fui criado desse jeito, eu nasci comendo frango caipira, angu, milho assado. Eu nasci desse jeito e vou morrer assim. A gente respeita todo mundo, mas gosto é igual c., cada um tem o seu", disse.
"O povo está do lado do Embaixador, graças a Deus. Se não fosse vocês, abaixo de Deus primeiramente, eu nem existia. Esse povo que está querendo me cancelar... Depois de 10, 12 anos de sucesso? Cancelar eu? Vai ser difícil", disse ele, às gargalhadas.