Um dia depois de perder para o senador Romário (PSB) o apoio do PR,que até então indicaria o vice de sua chapa, o candidato do DEM ao governo do Estado do Rio, Eduardo Paes (DEM) anunciou seu novo companheiro. O escolhido foi o presidente do PPS/RJ e deputado estadual, Comte Bittencourt. O anúncio foi feito em Niterói, reduto de Comte, presidente da Comissão de Educação da Alerj e capital do antigo Estado do Rio.
- Um dos importantes simbolismos dessa escolha é que o Comte é um deputado de Niterói, que é a segunda cidade sob o ponto de vista político mais importante do Rio de Janeiro e queremos deixar claro que vamos priorizar a Região Metropolitana e o interior. Ele é um homem com capacidade, experiência, sensibilidade e com conhecimento dos problemas do Estado - afirmou Paes, ao anunciar seu candidato a vice-governador.
Ladeados pelas respectivas mulheres, Cristine Paes e Magda Bittencourt, Os candidatos a governador e a vice-governador anunciaram a parceria no Museu de Arte Contemporânea (MAC), de Niterói. Estiveram presentes no anúncio também o presidente da Câmara e do DEM,deputado federal Rodrigo Maia, o deputado estadual André Corrêa (DEM), o deputado Federal Sergio Szveiter (DEM) e o antropólogo, presidente do Viva Rio e dirigente da executiva do PPS, Rubem César Fernandes.
A escolha
Ao anunciar a escolha do deputado estadual do PPS, Paes evitou mencionar o recuo do PR, que bandeou-se para a candidatura de Romário pelo PSB, ou as resistências à indicação de Comte, da oposição estadual, no Partido Progressista (PP), integrante da coligação que apoiou Luiz Fernando Pezão ao governo do Estado na eleição passada e liderado pelo vice-governador.
Paes destacou o apoio dos aliados à sua escolha pessoal do vice e afirmou que Comte é um parceiro a altura, apto a assumir as mais diversas funções no governo do estado.
- É tanto trabalho que precisa de dois governadores. Os desafios do Rio são tão grandes que vamos precisar de dois governadores. E o Comte é uma escolha do meu coração. Consultei todos os partidos da aliança, conversei com prefeitos, deputados, setores da sociedade e todos foram unânimes em apoiar e me parabenizar pela escolha do nome do Comte - destacou Paes.
Comte Bittencourt, por seu turno, destacou o trabalho de Paes à frente da Prefeitura do Rio para explicar a aceitação do convite para a vice.
- Pelo trabalho realizado na prefeitura,por suas obras, pela gestão e transparência, o PPS sabia que se não optasse pela candidatura própria, o Eduardo seria o melhor nome para o governo do Estado - disse Comte.