Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação com prazos

Maioria dos estudantes vota por realização do Enem em maio de 2021

Sisu abre semana que vem para verificação de vagas; Enade só ano que vem


Alunos fazem prova do Enem. (Divulgação)

O secretário-executivo do Ministério da Educação, Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, divulgaram nesta quarta-feira (1º) o resultado da enquete para definir as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e os próximos passos para a realização do exame.

Segundo Lopes, 50% dos participantes responderam que preferem a prova em maio de 2021 - mas a realização do exame ainda deverá ser articulada com entidades, como o Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), Associação de Reitores (Andifes), entre outros. A votação se encerrou às 23h59 de ontem (30).

Entre os 5,8 milhões de candidatos confirmados para o Enem, 1.113.350 participaram da enquete, 19,3% dos inscritos confirmados.

"A expectativa é que em duas a três semanas a gente defina a data do Enem após o processo de construção coletiva", afirmou Alexandre Lopes.

"A aplicação em maio dificulta a entrada [no ensino superior] no primeiro semestre do ano que vem", disse. Segundo ele, isso também será levado às entidades.

"Com base na sinalização que eles querem fazer a prova em 2021, vamos conversar com representantes do ensino médio e ensino superior para ver quando será", ressaltou Lopes. De acordo com ele, a data definitiva pode não ser em maio, caso as entidades cheguem a este consenso.

Enade

Segundo Lopes, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020 não será aplicado em 2020, devido à pandemia. O exame será feito em 2021.

A prova avalia o aprendizado de universitários em diferentes cursos todos os anos e estava prevista para ser aplicada em novembro.

Sisu

Vogel afirmou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está aberto para verificação de vagas. As inscrições abrem de 7 a 10 de julho.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema do MEC que reúne milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. Para participar do Sisu é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não ter tirado nota zero na prova de redação.

  • Abertura das inscrições: 7 de julho
  • Encerramento das inscrições: 10 de julho (até 23h59)
  • Divulgação dos resultados: 14 de julho
  • Abertura das matrículas: 16 de julho
  • Encerramento das matrículas: 21 de julho
  • Período de manifestação para lista de espera: de 14 a 21 de julho (até 23h59)
Enem Sisu Enade MEC Inep votação Educação

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!