O Fluminense segurou o empate com o Botafogo, neste domingo (5), no Estádio Nilton Santos e se classificou para a final da Taça Rio contra o Flamengo, na quarta-feira (8), no Maracanã. Líder do grupo B, o clube das Laranjeiras tinha vantagem com números iguais no placar.
Antes do confronto da semifinal, os jogadores tricolores e alvinegros entraram em campo segurando uma faixa de protesto que dizia "Respeitem a nossa história" e trazia os escudos dos dois times.
A partida foi bem disputada, com ambas equipes buscando a vitória. O Botafogo chegou a colocar uma bola na trave e Evanilson também quase marcou. Entretanto, a bola não entrou e o jogo terminou 0 a 0.
Nenê e Pedro Raul se destacaram na etapa inicial
Pedro Raul esteve mais perto de abrir o placar no primeiro tempo. Fred não chegou a finalizar. O Fluminense começou melhor, mas o Botafogo entrou no jogo de uma forma mais direta e chegando com velocidade a área tricolor.
Do lado do mandante, Nenê se destacou. Wellinton Silva manteve a característica de prender muito a bola e Digão funcionou na zaga, tirando de cabeça uma bola quase certa para o ataque alvinegro.
Benevenuto fez marcação forte em cima do camisa 9 do Flu. A bola pouco chegou no artilheiro Fred. Embora o confronto tenha sido bem disputada nesta etapa, o placar não se alterou.
Nenê, cercado por alvinegros, foi destaque da partida. Foto: Mailson Santana/Fluminense
Fluminense segura placar e avança
As equipes voltaram a campo sem modificações no intervalo. Aos 15 minutos do segundo tempo, Fernando Pacheco entrou no lugar de Wellinton Silva, que não gostou de ser substituído.
Aos 21, Yago Felipe saiu para entrada de Michel Araujo. Logo depois, Bruno carimbou a trave de Muriel, numa bela jogada iniciada por Honda. O Botafogo cresceu na partida.
Aos 32, Fred sentiu e saiu para entrada de Evanilson. Aos mesmo tempo, Odair tirou Nenê e colocou Marcos Paulo. O camisa 77, e até a torcida, ficou em dúvida sobre a substituição do treinador.
Nos últimos minutos, o Fluminense passou a segurar mais a bola, jogando de acordo com a vantagem do empate. O Botafogo teve dificuldades em tocar a bola. Mesmo assim, nos acréscimos, o alvinegro foi todo para área adversária e Muriel atropelou o ataque tricolor para fazer a defesa final. Os alvinegrosreclamaram de pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
O confronto sem gols classificou o Fluminense para a final da Taça Rio, na próxima quarta-feira (8), contra o Flamengo.
Ficha Técnica
Fluminense 0 x 0 Botafogo
Local: Estádio Nilton Santos
Dia: Domingo (5)
Arbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Cartão Amarelo: Fernando Pacheco (Flu); Danilo Barcelos (Bota)
FLUMINENSE: Muriel; Gilberto, Nino, Digão e Egídio; Hudson, Yago (Michel Araujo), Dodi e Nenê (Marcos Paulo); Wellington Silva (Fernando Pacheco) e Fred (Evanilson)
Técnico: Odair Hellmann
BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Fernando, Marcelo Benevenuto, Kanu e Guilherme; Caio Alexandre (Cicero), Honda e Bruno Nazário; Luiz Fernando (Lecaros), Luís Henrique (Rafael Navarro) e Pedro Raul
Técnico: Paulo Autuori