A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou em seu portal que a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS – que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais – no município é de 72%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 54%. A rede municipal possui 881 leitos para Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus (SARS CoV-2). Deste total, 251 são leitos de UTI.
O número de leitos especializados na rede é maior do que a demanda por internações para tratamento da doença. A Secretaria atribui o aumento na taxa de ocupação dos leitos de UTI, se deve à internação precoce de pacientes nesse tipo de leito. Como há disponibilidade de leitos, pacientes com maior risco de agravamento têm sido priorizados nos leitos de cuidados intensivos.
A nota da Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que o pequeno aumento nas taxas de ocupação é reflexo do fechamento de leitos de outros municípios e de outras esferas de governo. Ainda assim, a taxa de ocupação mostra que a cidade tem 46% dos leitos de enfermaria disponíveis.
Hospitalizações
Nas unidades da rede municipal, há 513 pacientes internados. Deste total, 216 estão em UTIs. A rede SUS na capital tem 881 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 394 em leitos de UTI. Não há fila de espera, pois há leitos para todos os pacientes inseridos no sistema de regulação. Em toda a rede SUS da Região Metropolitana 1 – que engloba a capital e municípios da Baixada Fluminense – 41 pessoas estão em processo de transferência para leitos de Covid-19. Deste total, 24 são para UTI.
Fonte: Site da Prefeitura do Rio de Janeiro