Polícia faz operação contra atividade poluidora no sistema lagunar da Barra da Tijuca
Homem é preso por suspeita de integrar grupo criminoso que explora imóveis na Ilha da Gigoia
Material apreendido. Foto: Divulgação Polícia Civil
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realiza nesta sexta-feira (11) uma operação contra atividade poluidora no sistema lagunar da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A ação é integrada com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), a Superintendência Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Sicca) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O objetivo é reprimir crimes ambientais na região e adjacências, mais especificamente sobre poluição mediante despejo de efluentes no corpo hídrico sem nenhum tratamento. Essas ações de fiscalização em diversos alvos ainda estão em andamento.
Ilha da Gigóia
Em uma ação paralela dos agentes da DPMA na região da operação, um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão. Ele é suspeito de integrar uma organização criminosa apontada como responsável pela exploração imobiliária na Ilha da Gigoia, na Barra da Tijuca, que promove a construção clandestina de prédios e causa degradação ambiental. Com ele, foram apreendidas armas de fogos, faca, toucas ninjas, telefones celulares e diversas anotações, que serão analisadas pela equipe policial.