Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Reflexo do bloqueio de bens

Martha Rocha venceria Paes no 2 turno, que pode não ter Crivella

Atual prefeito também pode ser ultrapassado por Benedita da Silva (PT)


Martha Rocha e Eduardo Paes. Fotos: Divulgação

A mais recente pesquisa do Datafolha traz dois fatos importantes para a compreensão do cenário eleitoral: Crivella está a um passo de não disputar o segundo turno; a tendência dos últimos movimentos mostra que sua candidatura deve ser ultrapassada ou por Martha Rocha (PDT) ou por Benedita da Silva (PT). A segunda informação relevante não é alvissareira para Eduardo Paes (DEM): num segundo turno com Marta Rocha ele perderia para a pedetista por 45% contra 41%, dentro da margem de erro.

É a primeira vez em que Eduardo Paes aparece com possibilidade de derrota nesta eleição, reflexo talvez da decisão judicial de bloqueio de seus bens . O crescimento de Martha e seu aparente potencial para derrotar Eduardo Paes pode provocar o voto útil na ex-delegada, a despeito da solidez de Benedita da Silva (PT), que também mostra crescimento nos índices de intenção de voto.

Com Crivella fora do segundo turno, muda o eixo do debate eleitoral. Eduardo Paes é o mais aguerrido anti-Crivella entre os candidatos mas, sem a participação do atual prefeito no segundo turno, esse discurso se esvazia perdendo eficácia eleitoral.

Paes tem 28% da preferência dos eleitores da cidade que governou de 2009 a 2016, tendo oscilado dentro da margem de erro em relação à última pesquisa, quando registrou 30%.

A disputa pelo segundo lugar nas intenções de
voto dá sinais de maior acirramento, embora os três nesta posição também tenham oscilado dentro da margem de erro, de três pontos percentuais. O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que tenta a reeleição, aparece numericamente empatado com a deputada estadual Martha Rocha (PDT), ambos com 13% das intenções de voto.

Crivella oscilou negativamente um ponto percentual comparado ao último levantamento, enquanto a pedetista variou positivamente no limite da margem de erro —tinha registrado 10%. Em empate técnico com os dois está a deputada federal Benedita da Silva (PT), com 10% —ela aparecia com 8% há duas semanas.

Num terceiro grupo estão Renata Souza (PSOL), com 5%, Luiz Lima (PSL), com 4%, e Bandeira de Mello (Rede), com 3%.

Aparecem com 1% das intenções de voto Cyro Garcia (PSTU), Clarissa Garotinho (PROS), Fred Luz (Novo), e Glória Heloíza (PSC). Não pontuaram os candidatos Paulo Messina (MDB), Suêd Haidar (PMB) e Henrique Simonard (PCO).

Os cenários de segundo turno simulados pelo Datafolha mostram que Paes venceria Crivella e Benedita, mas está empatado tecnicamente com Martha Rocha.Na disputa entre Paes e Crivella, o ex-prefeito tem 52% das intenções de voto contra 22% do atual mandatário.

Já contra Martha Rocha, o candidato do DEM aparece com 41%, contra 45% da pedetista. Num cenário em que enfrenta Benedita, Paes tem a preferência de 48% do eleitorado, contra 30% da petista.

Martha Rocha Eduardo Paes Benedita da Silva Crivella Datafolha pesquisa

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!