O Flamengo venceu o Bahia na noite deste domingo (20), no Maracanã, por 4 a 3. Após estar vencendo por 2 a 0, o Tricolor baiano conseguiu virar o jogo, mas, após a entrada de Pedro, a equipe carioca conseguiu a virada e a vitória. Partida espetacular que deixou o Mais Querido na segunda posição na tabela e apenas cinco pontos atrás do líder, São Paulo.
Ceni escalou a mesma equipe titular da rodada anterior, com João Gomes suprindo a ausência de Arão e com o quarteto mágico na frente. Esse esquema deu certo contra o Santos e continuou gerando efeito positivo na primeira etapa.
Primeiro tempo Rubro-Negro
Logo aos 4 minutos, Bruno Henrique acertou um chute com muita categoria e no ângulo para abrir o placar no Maracanã. O jogo ficou polêmico aos 9 minutos com a expulsão de Gabigol, após ofender o árbitro. Houve muita reclamação da delegação do Flamengo, mas a partida continuou.
A partir daí, o Tricolor baiano jogou com força ofensiva. Diego Alves evitou o que seria o empate do Bahia, aos 22 minutos. Nino Paraíba chutou forte, após lindo passe de Gilberto, que parou nas mãos do goleiro Rubro-Negro.
O Flamengo produzia com muita dificuldade no ataque. Estava parecendo que o Rubro-Negro sentia a expulsão. Outra grande defesa de Diego Alves aconteceu aos 30 minutos, quando a bola sobrou para Gilberto, que chutou forte nas mãos do goleiro. Mesmo com um jogador a menos e jogando recuado, conseguiu o segundo gol, com Isla: Bruno Henrique fez uma excelente jogada e passou para Isla, que chutou colocado, com a perna esquerda, para ampliar o placar. A partir do segundo gol, a equipe carioca retomou a confiança e a ofensividade
Bruno Henrique quase marcou o terceiro, após bela jogada individual e um chute forte que parou nas mãos de Douglas. Grande defesa do goleiro do Bahia. Com 47 minutos de jogo, mais uma vez Bruno Henrique recebeu o lançamento de Arrascaeta, o camisa 27 chutou forte, de primeira, mas a bola passou rente à trave. Um Flamengo muito superior nos primeiros 45 minutos de partida, com 58% de posse de bola.
Segundo tempo Vira-Vira
O Bahia entrou melhor e jogou de forma superior durante a primeira metade do segundo tempo. Aproveitou os espaços e conseguiu descontar com um belo gol do colombiano Juan Ramírez, que deixou Natan no chão e chutou colocado, sem chances para Diego Alves. Gerson estava nervoso em campo e ficou batendo boca com Mano Menezes durante três minutos por conta de um suposto insulto racista de Juan Ramirez. O nervosismo abalou o psicológico dos jogadores. Aos 10 minutos, Gilberto aproveitou e acertou um chute espetacular, no ângulo de Diego Alves, e deixou tudo igual no Maraca.
O carrasco do Flamengo, Gilberto, marcou o gol da virada do Tricolor, aos 13. Após escanteio, o centroavante marcou de cabeça e marcou o que seria seu quinto gol em cinco jogos contra o Rubro-Negro.
Após esse banho de água fria, a equipe carioca tentou ir para cima e acertou a trave, com João Gomes, após belo passe de Arrascaeta, aos 18 minutos.
O jogo continuou com muitas brigas entre jogadores, muitos insultos. Péssimo segundo tempo do Flamengo. Até que Pedro entrou em campo no lugar de Arrascaeta e brilhou a estrela do centroavante.
Em um lance de desatenção da defesa do Bahia, a bola sobrou para Filipe Luís, que fez uma bela assistência para Pedro marcar, sem goleiro e deixar tudo igual novamente no Maraca.
Pedro entrou em campo para resolver o jogo. O centroavante recebeu a bola e passou de calcanhar para Vitinho, que chutou com categoria, por cima do goleiro e virou a partida. Jogo eletrizante.
Diego Alves, mesmo sofrendo três gols, fechou o gol e realizou sua última grande defesa da partida, aos 50 minutos, após o cruzamento de Juninho Capixaba que fez a curva direto para o gol, mas o goleiro Rubro-Negro estava lá para afastar a bola, em cima da linha.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 4 X 3 BAHIA
Local: Maracanã, RJ
GOLS: Bruno Henrique (5 min, 1°T); Isla (32 min, 1°T); Juan Ramírez (5 min, 2°T); Gilberto
(10 min, 2°T); Gilberto (13 min, 2°T); Pedro, (36 min, 2°T); Vitinho (44 min, 2°T)
CARTÕES AMARELOS: Juninho Capixaba; Gilberto; Filipe Luís; Rodriguinho
CARTÕES VERMELHOS: Gabriel Barbosa; Daniel
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis
Quarto Árbitro: Daniel Victor Costa Silva
VAR: Jose Claudio Rocha Filho
Assistentes VAR: Douglas Marques das Flores e Fabricio Porfirio de Moura
Observador VAR: Giulliano Bozzano - MG
FLAMENGO: Diego Alves; Isla (Vitinho), Natan, Rodrigo Caio e Filipe Luís; João Gomes (Matheuzinho), Gerson, Arrascaeta (Pedro) e Éverton Ribeiro (Diego); Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Técnico: Rogério Ceni.
BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Edson (Daniel) e Ramon; Juan Ramirez (Cleyson), Rossi e Gilberto (Rodriguinho). Técnico: Mano Menezes.