Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Nova fábrica

Ministério da Saúde lança edital para construção de indústria de vacinas em Santa Cruz

Projeto cria complexo industrial em bairro da Zona Oeste do Rio e prevê a produção de 600 milhões de doses de vacina


Ministro defente medidas contra a covid-19 durante cerimônia Foto:Reprodução

O Ministério da Saúde publicou nesta sexta-feira (5) o edital de licitação para a construção do complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS) a ser erguido em Santa Cruz em um terreno de 580 mil m² com o objetivo de produzir seringas e 600 milhões de doses de vacinas para todo o Brasil a partir de 2025. O custo estimado do projeto é de R$ 3,4 bilhões.

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse que a unidade será o maior complexo industrial de biotecnologia em saúde na América latina e fará com que o Brasil seja autossuficiente na produção de vacinas:

“Precisamos ser autossuficientes na produção de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), na produção de vacinas e insumos para combater esse e os próximos vírus que virão”, disse.

Durante a cerimônia de lançamento da iniciativa, a Fiocruz divulgou que o projeto vai garantir ao Brasil a autossuficiência na produção de imunizantes. A construção do CIBS possibilitará a criação de 5 mil empregos diretos e 1500 postos de trabalho para a sua operacionalização.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, disse que o projeto foi idealizado por seus antecessores e desde 2017, quando foi eleita, tinha a expectativa de o ver aprovado. Nesta sexta-feira (5), ela comemorou a publicação do edital de licitação no Diário Oficial da União lembrando o verso de uma das canções de Paulinho da Viola “Quando penso no futuro não esqueço do passado”.

Nísia destacou que a pandemia mudou a visão da necessidade de uma unidade produtora de vacinas no mundo:

“Mesmo dos países desenvolvidos que fizeram uma aposta em cadeias produtivas perderam de vista a questão da autonomia da segurança em saúde de uma maneira tão forte se revelou em respiradores em vacinas em tantas fragilidades em todo mundo”.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!