Ansiedade, nervosismo, estudos, concentração. Tudo isso faz parte da rotina de um vestibulando antes de um grande concurso público. Isso tudo pode modificar o comportamento do estudante, ainda mais quando é o exame é adiado. Um dos casos foi a da Uerj, que teve sua prova remarcada do final deste mês para o dia 2 de maio. Mas o que fazer, quando isso ocorre?
O coordenador pedagógico do PENSI, Pedro Rocha, explica que a principal mudança para este ano na prova será o formato dela, que deixa de ser um exame em duas fases para se tornar um teste único, composto por 50 perguntas de todas as disciplinas, com uma redação, que será um critério de desempate.
Além disso, ele recomenda que os alunos leiam o antigo e o novo edital para entender a diferença entre elas. "Será de grande importância que o estudante refaça provas anteriores para começar a se ambientar com o estilo de prova, que é muito peculiar e focar muito nas redações, pois será o grande critério de desempate entre os estudantes", conclui.