Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Crimes ambientais

Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura desfaz oito construções irregulares em Guaratiba

Loteamento clandestino estava numa Área de Preservação Permanente (APP) em Guaratiba


As construções irregulares estavam num terreno público de 30 mil metros quadrados - Reproução

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em mais uma ação para combater irregularidades, demoliu o início de um loteamento clandestino numa Área de Preservação Permanente (APP) em Guaratiba, Zona Oeste do Rio. No local havia oito construções ilegais, desocupadas, e muros em alvenaria com objetivo de cercar terrenos às margens da Avenida Dom João VI, próximo a um acesso do Túnel da Grota Funda. Os loteadores vinham cometendo vários crimes ambientais, como supressão de vegetação e desvio de curso hídrico.

Com aproximadamente 30 mil metros quadrados, a área das construções irregulares pertence ao município e havia sido desapropriada visando à duplicação das vias. Desde julho de 2019, o responsável pelo loteamento ilegal vinha descumprindo diversos embargos e notificações da Prefeitura. Imagens de satélite mostram que o Rio Olaria foi totalmente retificado. Uma retroescavadeira e operários da Prefeitura foram utilizados na ação, que contou com o apoio de 25 policiais militares.

O secretário Eduardo Cavaliere disse que não vai mais tolerar o vale-tudo – Prefeitura do Rio

O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, acompanhou a ação. Ele ressaltou que a grilagem de terras tem acompanhado a devastação dos recursos naturais da cidade.

– Desde o início de nossa gestão o recado tem sido bastante claro: não vamos mais tolerar o vale-tudo que beneficia atividades econômicas criminosas. Quer construir? Siga as regras ambientais e urbanísticas – afirmou.

Segundo o Coordenador de Defesa Ambiental da Secretaria, coronel José Maurício Padrone, as operações de defesa ambiental vão continuar.

– A sociedade exige uma resposta, e estamos trabalhando para a retomada da autoridade ambiental.

Loteamento irregular crime ambiental construção Guaratiba meio ambiente

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!