A Força-Tarefa da Polícia Civil de combate à milícia, por meio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), prendeu, nesta quarta-feira (24/2), o miliciano Pedro Paulo Silva de Oliveira, conhecido como "Neném". Ele estava foragido da Justiça e foi localizado em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio. As investigações revelaram que "Neném", atualmente, liderava a milícia que atua na comunidade Dois Irmãos, em Jacarepaguá, também na Zona Oeste. Ele possui histórico violento e tinha três mandados de prisão em aberto pelo crime de homicídio qualificado.
No ano passado, a Delegacia de Homicídios da Capital e o Ministério Público deflagraram a operação denominada Entourage para desarticular e prender milicianos da Zona Oeste do Rio. A ação se apoiava em dois inquéritos que tiveram início com as investigações dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Na época, Orlando Curicica foi apontado como responsável por vários crimes praticados por milicianos na Zona Oeste. A denúncia foi recebida e as prisões decretadas pelo II Tribunal do Júri. "Neném" era um dos alvos da operação.
Os inquéritos policiais revelaram que o grupo operava na exploração ilegal de serviços de transporte, lazer, alimentação e segurança, cobrando taxas de proteção aos comerciantes da localidade, pedágios aos trabalhadores de transporte alternativos (vans e mototáxis), além de dominar associações de moradores das regiões.
Fonte: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro