A preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade está mais presente nas ações e escolhas das pessoas, marcas e empresas no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Toluna, empresa de estudos com consumidores, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas – FGV mostra que 75% das pessoas mudaram de alguma forma seus hábitos de consumo devido a preocupações com o planeta.
À medida em que o hábito de consumo consciente vem crescendo, a limpeza ecológica, conhecida também, como lavagem à seco, acompanha o crescimento. A modalidade, que busca utilizar o mínimo de água possível durante a lavagem de um veículo, surgiu há alguns anos no mercado e se popularizou de vez em 2015, quando o Brasil passou por uma intensa crise hídrica.
Foto: Divulgação
Henrique Mol é diretor executivo de uma das empresas deste setor, a Acquazero Eco Wash, franquia especializada em limpeza ecológica automotiva – uma das pioneiras no país. Com mais de 400 unidades, ele conta que nos últimos dois anos, a busca pelo serviço cresceu 300% - só no Nordeste foi de 200%. A tendência é de que cresça mais de 200% a médio prazo.
“As pessoas estão priorizando produtos e serviços sustentáveis. No caso da limpeza ecológica, elas visualizam a união de boas práticas. Isso porque conseguimos entregar um serviço de qualidade e ainda contribuímos positivamente para o meio ambiente”, explica Henrique.