Japeri ganhou nesta sexta-feira (05) um Centro Especializado no Atendimento à Mulher (Ceam). A unidade, localizada no distrito de Engenheiro Pedreira, fará o acolhimento social e psicológico, orientação e encaminhamento jurídico de mulheres em situação de violência. Até então, moradoras do município que buscavam apoio precisavam ir a outras cidades, como Queimados, Paracambi, Seropédica e Nova Iguaçu.
O Ceam funcionará em uma parceria com a Prefeitura de Japeri, com funcionários do município e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O centro tem o papel de desenvolver ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica articular as redes de atendimento, especialmente nas áreas de saúde, assistência social, segurança pública e justiça.
- A inauguração deste Ceam em Japeri é muito importante. A violência contra as mulheres é um crime gravíssimo e que, infelizmente, aumentou em alguns locais durante a pandemia. Acolher e apoiar as mulheres vítimas é obrigação do poder público. E é isso que fazemos e buscamos aprimorar - afirmou o governador em exercício Cláudio Castro, antes de citar o trabalho da Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bruno Dauaire, a unidade de Japeri vai preencher uma lacuna que havia no município.
- Sabemos que existe uma demanda bem elevada. O Ceam de Queimados, por exemplo, registrou cerca de cem atendimentos em janeiro. Agora esse serviço chega a Japeri. Nosso objetivo é garantir um atendimento qualificado e personalizado - destacou.
A prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveiros, destacou a importância deste novo equipamento para a cidade.
- Sou mulher e médica. Sei como este centro especializado será importante. Infelizmente, o feminicídio é uma realidade em Japeri, e ter o Estado como parceiro é fundamental para reduzirmos estes números, que não são apenas números, mas dramas pessoais e familiares - afirmou Fernanda.