Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Ciência de dados

Como a análise de dados contribui para minimizar erros na contratação de jogadores

Avaliação passa por aspectos sociais para perceber como é o comportamento dos atletas


Ciência de dados aplicada ao futebol. Foto: Divulgação

O Campeonato Carioca iniciou recentemente. Com o tempo de planejamento praticamente inexistente entre o fim do Brasileirão e o início do Cariocão, os clubes precisaram ser ainda mais assertivos nas contratações. Para isso, puderam contar diretamente com o apoio da ciência, mais especificamente com a ciência de dados.

Vitor Principe, cientista de dados relacionados ao esporte e autor do livro ‘Dados FC: a gestão da informação aplicada ao futebol’, cita a importância do gerenciamento e do entendimento dos dados coletados durante o processo de pesquisa realizado para que a chance de erro seja reduzida na hora de contratar.

“Podemos utilizar modelos matemáticos para criar um ranqueamento dos atletas que competiram ao longo da temporada de 2020 a partir dos dados coletados durante as partidas para identificar os jogadores que se destacaram em cada competição. Vale ressaltar que, após criar esse ranqueamento, é necessário fazer uma análise qualitativa sobre os atletas indicados pelo estudo prévio", explica Vitor.


Vitor Principe, cientista de dados. Foto: Divulgação

A partir dessa seleção, são coletados dados técnicos com o objetivo de determinar quais atletas deveriam ser considerados para contratação. Após esta etapa, existe a necessidade de avaliar aspectos sociais para perceber como é o comportamento deste atleta no ambiente profissional e pessoal. Assim, as análises são compartilhadas com os integrantes da comissão técnica e com diretor de futebol para discussão e tomada de decisão.

"O modelo matemático utilizado, seja ele qual for, precisa ser confiável e capaz reduzir a quantidade de atletas a serem observados. O cientista de dados é responsável em auxiliar o processo de tomada de decisão por meio de modelos quantitativos, ou seja, pautando todas as etapas nos dados disponíveis dos atletas", finaliza Vitor.

Ciência dados esporte jogadores avaliação análise contratação

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!