Hoje, terça-feira (23), a atriz Berta Loran completa 95 anos em plena forma. A comediante já tomou a primeira dose da vacina e aguarda a 2a, no fim de abril, para voltar a trabalhar, seja em um novo filme, novela ou programa de humor. Saúde para isso, ela tem de sobra. Apesar da idade, Berta encontra-se lúcida e se cuidando para voltar com força total.
Em 2019, ela participou do núcleo familiar dos personagens de Beth Faria, Marco Nanini e Rosi Campos na novela “A Dona do Pedaço”. Ano passado, no dia 18/02/2020 - pouco antes do início da quarentena - esteve presente no lançamento do filme “Jovens Polacas”, de Alex Levy-Heller, do qual participou ao lado de Jacqueline Laurence, Emilio Orciollo Netto e Flavio Migliaccio. Nesse mesmo período, fez também o filme “Juntos e Enrolados”, sob a direção de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, ao lado de Cacau Protásio, Evelyn Castro e Rafael Portugal, que pode ser assistido pela NetFlix, e “Canta pra Subir” (2020), com a direção de Caroline Fioratti e as participações de Malu Valle, Lorena Comparato, Bel Kutner, Clementino Kelé, Ary França, Cacau Protásio e Bruno Suzano, ainda sem data de lançamento.
Foto: Divulgação
Em 2018, comemorando 92 anos de vida e quase 80 de carreira artística, Berta participou do show “As Damas do Humor e da Canção”, onde cantava, contava piadas, dançava, sapateava e emocionava o público quando recitava o seu poema “Set Atriz”, ao final da apresentação, ao lado da Jane Di Castro.
Diferente do que foi feito há cinco anos, quando Berta completou 90 anos e foi lançada sua biografia, com direito a festa, coquetel, exposição, documentário e um show com as maravilhosas e inesquecíveis Rogéria e Jane Di Castro, além de Bemvindo Sequeira , Adrén Alves, Fernando Reski , Lucio Mariano, Helcio Hime e sua sobrinha Clarita Paskin , este ano, devido à pandemia, as comemorações serão tímidas, mas não menos importantes.
Berta Loran participará e será homenageada, no próximo sábado (27) no programa de rádio "Sabadão do João", apresentado pelo seu amigo, produtor e biografo João Luiz Azevedo e o jornalista Marco Antônio Henriques, pela Rádio Pop Rio Fm 98,7, ao vivo, das 16h às 18h.
Além de Berta Loran, o programa contará com a participação de amigos, familiares, colegas e fãs, que irão homenageá-la através de vídeos e mensagens sonoras ao vivo.
João Luiz Azevedo e Berta Loran. Foto: Divulgação
Alguns Depoimentos sobre a atriz Berta Loran
“Berta faz parte da nossa vida, faz parte do nosso riso, faz parte da nossa profissão. É tão bonita a sua força. Eu a conheço há muitos e ela sempre foi uma mulher muito estruturada, muito elegante, muito cuidada. Vamos aplaudi-la, abraçá-la e beijá-la! (FERNANDA MONTENEGRO)
“Dona de uma capacidade histriônica invejável, ela dança, canta e representa com um desembaraço incrível.” (ARI FONTOURA)
"Ela é uma das maiores comediantes do Brasil e foi um prazer trabalhar com ela na “Escolinha do Professor Raimundo” e no filme que dirigi, “O Fantasma de Canterville". (ANTÔNIO PEDRO)
“Berta Loran é, sem dúvida, uma mulher dos palcos, como se costuma dizer. Nasceu pra isso! É uma grande comediante, que canta, dança... Sozinha num palco é capaz de entreter o público como se estivesse na sala da sua própria casa". (ARLETE SALLES)
“Berta Loran é um dos ícones da comédia brasileira, uma das melhores representantes das comediantes que esse Brasil já teve.” (BEMVINDO SEQUEIRA)
“Berta Loran é daquelas comediantes que parece ser americana: ela tem o timing de comédia, precisão e ritmo extraordinários. Ela é uma atriz perfeita sob todos os aspectos”. (BONI)
“Uma das maiores atrizes-comediantes deste país e uma excelente colega” (CASTRINHO)
“Dona Berta Loran é uma das atrizes-comediantes mais importantes do Brasil. Tive o prazer de contracenar com ela em “O Cordel Encantado". Parabéns pelos seu aniversário, eu lhe desejo o melhor, muita saúde, muita paz, tudo de bom!” (CAUÃ REYMOND)
“A Berta nunca chegou nas gravações com o texto na mão, nem com dúvidas. Ela nunca errou um texto, uma linha, nada... Muito pelo contrário, às vezes até ajudava os outros colegas que tinham dificuldade em decorar.” (CININHA DE PAULA)
“Berta Loran, linda, maravilhosa, parabéns pelo seu aniversário! O que sei de comédia, eu aprendi com você. Quando comecei no “Viva o Gordo”, você era uma das atrizes principais do programa, era uma comediante espetacular, eu achava tanta graça em você que assistia tudo que você fazia. Eu queria aprender com você!” (CLAUDIA RAIA)
"Trabalhamos muito tempo na “Escolinha", posso dizer que ela foi minha colega mais carinhosa. Quando eu estava no hospital, ela foi até lá me levar uma torta de ricota. Berta foi minha professora na vida e no palco. Amo você, minha querida!" (CLAUDIA JIMENEZ)
“Para mim Berta está no panteão onde reinam Lucille Ball, Bob Hope, Martha Raye, Jimmy Durante, Fanny Brice e uma série de outros artistas de origem judaica. Um país que tem Dona Berta em seu elenco, tem história, tem estirpe, tem classe!” (CLAUDIO BOTELHO)
“Berta é uma atriz completa, que transita entre a comédia e o drama com o mesmo talento. Uma profissional muito dedicada e disciplinada, uma pessoa gentil e carinhosa.” (DUCA RACHID)
“Tenho o maior orgulho de ter conhecido, convivido e contracenado com a Berta Loran! Fiquei impressionada com seu tempo cômico, com a tranquilidade com que desenrola a piada, como se ela tivesse vivido aquilo.” (HELOISA PÉRISSÉ).
“Grande atriz, comediante perfeita, que sabe nos fazer rir, que nos encanta nos palcos e nas telas há mais de 60 anos, que eu sempre tive enorme prazer em entrevistar e ouvir suas histórias da vida e da arte. Meus respeitos e minha admiração!" (LEDA NAGLE)
"A Berta sempre foi pra mim um ícone da estirpe de Lucille Ball, Oscarito, Dercy. Ou seja, da estirpe dos comediantes com domínio total do ofício. Até que um dia tive a honra de trabalhar com ela, o privilégio de dividir o camarim e ouvir fascinada suas estórias sobre sua vinda pro Brasil fugindo da guerra e da perseguição aos judeus na Europa, sobre seus espetáculos, números de dança e sapateado, e - o mais delicioso -, ouvi-la contar suas piadas! Berta é de uma geração de atores pra quem basta um palco e o público que o espetáculo acontece. Dançam, cantam sapateiam, contam piadas e o público se esbalda. Berta é cheia de estórias, de piadas, de espetáculos. Berta é cheia de vida! (DÉBORA BLOCH)
“Eu trabalhei com as maiores atrizes desse país, mas me faltava uma estrela de primeira grandeza que eu amo, porque é um talento inigualável. Faltava a Berta Loran. Não falta mais! Foi lindo o nosso trabalho na novela ”Cama de Gato”. (LUIS GUSTAVO)
“Sua inteligência, seu talento, o que ela representa na história do humor, sempre me despertou a mais profunda admiração. Berta Loran merece todos os aplausos, todas as homenagens e todo o carinho por sua linda e marcante presença no humor nacional. Te amo, Berta”. (MARCIUS MELHEM)
“Aprendi com ela que os humoristas têm sempre uma opinião diferenciada do mundo. E isso é fundamental”. (MURILO BENÍCIO)
“Com seu nome escrito em letras garrafais na história e na memória da cultura brasileira, Berta colocou seu talento à disposição de inúmeras personagens ao longo da carreira, encantando gerações com seu humor peculiar e perspicaz”. (NELSON FREITAS)
“Eu amo você. Você é um luxo! A Berta Loran é dona de uma escola, de uma maneira de representar que só ela tem! O tempo, o 'timing'! Ela tem uma qualidade de uma atriz que eu acho impressionante: além do talento, que é muito importante, ela é generosa!” (NEY LATORRACA)
“Falar de Berta Loran é fácil, difícil é não falar de Berta Loran. Uma pessoa extraordinária, que vem levando riso às pessoas há mais de meio século, uma pessoa que não é apenas uma atriz, é uma referência. Você é um argumento, Berta Loran. Quando se fizer um documentário sobre humor popular no Brasil, tem que citar Berta Loran. Eu tenho muito orgulho, querida Berta, de tê-la como colega. A sua interpretação, a sua sinceridade, a sua inter-relação com o público, a sua versatilidade, me dá o direito de dizer que você é portadora de um talento brilhante. Parabéns pelo livro, parabéns pelo aniversário, e aceite esse versinho feito de coração para uma pessoa merecedora, que é Berta Loran. Você é muito especial, como gente e como atriz. Você tem todo o direito de permanecer feliz!” (ARI TOLEDO)
"Berta foi uma das pessoas mais incríveis que conheci. A convivência com ela era deliciosa, um aprendizado diário, uma alegria". (CLAUDIA MAURO)
“Ela sempre elaborou as piadas para saírem perfeitas, como uma grande comediante que sempre foi. Além do talento, o que eu gosto na Berta é o seu corpo. Ela tem umas pernas maravilhosas.” (DAVID PINHEIRO)
“Conheço Berta há muitos anos. Ela fez tanta coisa bonita no teatro e na televisão, mas tem um trabalho que marcou muito para mim. Foi o quadro “Os Três Marinheiros” onde ela, Chocolate e Otelo Zeloni dançavam, cantavam e sapateavam, numa peça de Teatro de Revista que fui assistir. Eu fiquei tão encantado e apaixonado por aquele número que até hoje me lembro com saudades - era muito bom. Lembro que eles eram aplaudidos de pé pela plateia.” (DEDÉ SANTANA)
“Berta Loran é um verdadeiro fenômeno na história do showbiz nacional. Ela atravessou o seu tempo e chega a essa idade com alegria, disciplina e amor ao ofício. Uma atriz múltipla, que engrandece o cenário do entretenimento no Brasil. Parabéns!” (EDSON CELULARI)
“Foi com muito prazer, alegria e honra que pude compartilhar a mesma cena com Berta. Ela sempre muito generosa e aberta a ensinar aos mais novos tudo que sabe sobre a arte de representar e sobre televisão. Agradeço muito os ensinamentos e companheirismo desta doutora em arte”. (LUG DE PAULA)
"Trabalhar com Berta Loran é uma aula! A energia e disciplina que essa atriz completa tem faz a gente entender o verdadeiro ofício do ATOR. Uma colega generosa e atenciosa com todos aqueles que dividem a cena com ela". (MARCELO CARIDADE)
“Para mim, ela é a melhor atriz desse Brasil. Uma mulher cheia de talento, cheia de vivacidade e qualidades.” (MARINA MIRANDA)
“Desde criança via com admiração a Berta nos programas de humor do Jô e Max Nunes, com seu talento nato e voz característica. Sempre foi uma profissional muito séria e ótima colega.” (NIZO NETO)
“A Berta é uma atriz excepcional, daquelas que são esculpidas para se tornarem divas! Uma diva das artes. Sua personalidade marcante sempre imprimiu vigor às personagens as quais deu vida, marcando a história do cinema, televisão e teatro brasileiros. Seu profissionalismo certamente foi decisivo para a formação da identidade artística de nossa nação. Trabalhar com a Berta é sempre um grande prazer, pois seu talento, seu carisma e seu humor contagiante sempre fizeram e fazem aflorar o melhor de todos que estão ao seu lado.” (RENATO ARAGÃO)
"Nunca imaginei ter a honra de escrever para alguém que foi minha referência artística, e agora cá estou eu. Berta Loran foi um marco para nossa geração, transitou nos mais variados gêneros do humor, na dramaturgia das novelas ou no humor rasgado da Escolinha do Professor Raimundo, que, coincidentemente, tenho a possibilidade de participar hoje. Berta sempre me fez sorrir. Um rosto expressivo de quem não precisa fazer esforço para a comédia, talento de poucos. Em nome de muitos brasileiros e em nome da comédia, agradeço sua entrega e o seu humor preciso em todos os personagens que deu vida." (RODRIGO SANT’ANNA)