Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Atenção, motoristas

Pezão diz que nova placa vai evitar roubo de carros

Governador participa do lançamento oficial da placa de identificação padrão Mercosul


Governador Pezão e ministro das Cidades apresentam a nova placa padrão MERCOSUL (Foto: Cláudio Rangel)

O ministro das Cidades, Alexandre Baudy, e o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, apresentaram a placa de identificação padrão Mercosul em evento no posto do Detran da Avenida Francisco Bicalho na manhã de 11 de setembro. O evento contou com a presença do presidente do Detran-RJ, Leonardo Jacob.

 A nova placa é dotada de dispositivos de segurança capazes de evitar clonagem e fraudes. Conta ainda com um QR Code e terá código único e todos os dados de sua confecção, como o número de série e identificação de seu fornecedor, além da data de fabricação. Inclui também o modelo do veículo, permitindo a rastreabilidade. A placa custa R$ 219,35, o mesmo valor da antiga.

Rio de placa nova

O Rio de Janeiro é o primeiro estado brasileiro a adotá-la. O Governador disse que o novo modelo possibilita maior combate ao crime:

“Nós vamos fazer convênio com a Polícia Rodoviária Federal para ajudar a identificar mais rápido o carro que é roubado. E vamos acabar com o ferro-velho ilegal no Estado. O ferro-velho vai ter que estar com todas as suas peças identificadas. Vamos reduzir drasticamente, junto com a nova placa”.

O Ministro Alexandre Baudy disse que o lançamento da nova placa resgata compromisso com países do MERCOSUL:

"Uruguai e Argentina já possuem esta identificação. Nosso desejo e incorporar a tecnologia para que possamos ajudar a segurança pública”.

O ministro espera que os 97 milhões de automóveis em circulação no Brasil estejam com o novo modelo de placa. Para ele, tudo depende dos Detrans estaduais:

"Não é obrigatória a mudança, mas que os Detrans exerçam o mesmo preço das placas atuais. É muito mais tecnologia e muito mais segurança, principalmente para combater a fraude. A placa de identificação padrão Mercosul tem diversos itens de segurança que já estão ou que poderão ser incorporados. É importante para que nós consigamos diminuir ou acabar com a fraude, principalmente em furtos e roubos de veículos por todo Brasil”.

Pezão anunciou a realização de licitação para a aquisição pelo Estado de 15 scaners, três fixos e dois móveis. Eles serão usados na identificação de veículos roubados nas vias públicas do Rio de Janeiro.

Mas os motoristas que pretendiam emplacar o carro com o novo modelo de identificação saíram frustrados do posto do Detran. Uma falha no sistema impediu o emplacamento no dia do lançamento do novo modelo. 

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!