O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro, publicou um vídeo nas redes sociais com um pedido de desculpas à população por ter promovido uma festa de aniversário, no ultimo final de semana. A retratação foi feita depois que imagens da comemoração foram divulgadas pela Rede Globo, e mostram pessoas reunidas na frente da casa do governador, em Itaipava, distrito de Petrópolis, na região serrana do estado. Ninguém usava máscara de proteção. Também foram divulgados imagens dos bastidores do evento, inclusive da preparação dos alimentos servidos.
Segundo Claudio Castro, a reunião deveria ter sido apenas "um almoço familiar", mas alguns amigos apareceram. A festa contrariou as regras editadas pelo próprio governador, que proíbe eventos em locais públicos e particulares durante a pausa emergencial, e da própria prefeitura de Petrópolis, que impede qualquer tipo de aglomeração e eventos até o próximo dia 5 de abril.
Dois dias antes da comemoração do aniversário, durante a coletiva de imprensa sobre as regras dos feriados antecipados, Claudio Castro fez um apelo à população exatamente para não fazer festa. O Ministério Público do estado informou que irá estudar uma possível responsabilização do governador. Segundo a nota enviada pela assessoria de imprensa do MP, a instituição vai analisar providências para o caso.
No mesmo final de semana da festa de Claudio Castro, o Rio de Janeiro quebrou mais uma vez o recorde de pacientes com Covid-19 na fila por leitos de UTI. Mais de 700 pessoas aguardavam por uma vaga. Dados mais recentes, indicam que 690 pacientes esperam por tratamento intensivo em todo o estado.
Ouça, no Podcast do Portal Eu, Rio!, a matéria de Raquel Júnia, da Rádio Nacional, sobre a questão.