O esforço para acelerar a vacinação contra o novo coronavírus (SARS CoV-2) foi o foco dos trabalhos da Comissão Temporária Covid-19 nesta segunda-feira, 12/4. A Comissão aprovou pedido de audiência pública sobre auxílio internacional ao Brasil no combate à pandemia (REQ 35/2021). Serão convidados os embaixadores da China, da Índia, dos EUA e da Rússia.
Esses quatro países são os principais fabricantes de vacinas e fornecedores de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para o desenvolvimento de imunizantes contra a Covid-19. No início de março, antes mesmo do aprofundamento dos questionamentos à atuação do então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, levarem à mudança no Itamaraty, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), enviara uma carta à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris. Pela Constituição Americana, a vice preside o Senado, tendo o voto de minerva em caso de empate. Pacheco pediu à colega americana o envio urgente de doses não usadas da vacina AstraZeneca, que somam dez milhões nos Estados Unidos.
No mesmo espírito, a Comissão aprovou pedido de informações ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre providências para adaptação de fábricas de vacina animal para a produção de imunizante contra a covid-19 (REQ 37/2021). Foi acolhido, também, pedido de diligência externa em fábricas de imunizantes veterinários que poderiam ser utilizadas para a produção de vacinas humanas contra o coronavírus (REQ 36/2021). O Calendário de Vacinação, por sua vez, foi objeto de uma requisição aprovada de audiência pública.
A agenda da Comissão Temporária prevê ainda audiência pública sobre o uso da oxigenação extracorpórea no tratamento contra a Síndrome Respiratória Aguda Grave, que acompanha os casos mais severos de Covid-19. Por último, mas não por fim, foi aprovado um requerimento para audiências públicas sobre a situação das organizações da sociedade civil (REQ 46/2021) e das Santas Casas e hospitais filantrópicos (REQ 40/2021) durante a pandemia.
Fonte: Agência Senado