A benção de Lula fez com que Fernando Haddad, sacramentado como candidato a presidente pelo PT, na terça-feira (11), ultrapassasse Alckmin e Marina logo na largada em menções no Twitter, a rede social mais popular entre os jovens brasileiros. O impulso do ex-presidente não bastou, contudo, para que o ex-prefeito de São Paulo impedisse a ascensão de Ciro Gomes ao segundo lugar de referências na plataforma, rompendo a polarização PT X Bolsonaro pela primeira vez desde o início do monitoramento pela Sala de Democracia Digital do Departamento de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A ascensão de Ciro Gomes (PDT) começou no dia 9, no debate da TV Gazeta, em que o PT não esteve representado. Das 14h de segunda (10) às 14h desta quarta-feira (12), Ciro recebeu 501,3 mil menções no Twitter. Foi pouco para passar Bolsonaro, esfaqueado no dia 6 e líder nas pesquisas em que Lula não é incluído, desde o começo da campanha: foram 1,33 milhão de referências ao ex-capitão. Ambos deixaram para trás Haddad, citado em 343 mil postagens sobre Haddad. Apenas entre as 15h e as 20h da terça, dia de sua confirmação em Curitiba, local em que Lula está preso na sede da Polícia Federal, Haddad ultrapassou o pedetista na rede. Desde segunda, a hashtag #haddadélula já soma 108,8 mil recorrências.
Lula, que bancou a escolha de Haddad como vice e virtual sucessor na chapa face a resistências da própria corrente majoritária do partido, é a principal referência no debate sobre o ex-prefeito. Nada menos que 221 mil postagens sobre o candidato petista citam Lula (64,4%), refletindo mensagens de incentivo da militância petista e comentários de perfis não alinhados ao PT repercutindo o impacto da confirmação de Haddad.
A discussão cruzada alcança Ciro: 89,8 mil tuítes que mencionam o ex-ministro da Fazenda de Itamar Franco também destacam Lula ou Haddad (17,8%); com o rival Bolsonaro, são 73,1 mil (5,5%).
Empatados tecnicamente com Haddad e Ciro nas principais sondagens eleitorais, mas longe das primeiras posições nas redes sociais, Alckmin e Marina estão por assim dizer de mãos dadas esta semana no debate do Twitter. A harmonia se estende ao perfil gráfico, com pontos próximos de aumento ou queda no volume de referências.
Desde as 14h de segunda (10), a candidata da Rede recebeu 120,3 mil menções, enquanto o ex-governador paulista foi mencionado em 115,2 mil publicações. Ambos apresentaram picos de menções vinculados às pesquisas: na noite de segunda, com a divulgação do Datafolha, e na noite desta terça, com o Ibope. Nos demais períodos, nenhum dos dois obteve forte presença ou destaque em uma agenda que não elevasse o debate, também, sobre o outro. Marina e Alckmin, que patinam nas pesquisas de intenção de voto desde o mês passado, aparecem juntos em 41,7 mil publicações no período.