TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Fiocruz entrega 2,2 milhões de vacinas contra a Covid-19 e promete mais 2,8 milhões para a sexta

Plano é de seis milhões de doses semanais, parte entregue direto ao Rio, e aval da Anvisa para Ingrediente Farmacêutico Ativo nacional

Por Portal Eu, Rio! em 14/04/2021 às 19:38:26

Nesta semana, a Fiocruz atingirá a marca de entrega de 5 milhões de vacinas Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações Foto Agência Fiocruz

Nesta semana, a Fiocruz atingirá a marca de entrega de 5 milhões de vacinas Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS). Foram entregues nesta quarta-feira (14/4), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), cerca de 2,2 milhões de vacinas Oxford-AstraZeneca, das quais aproximadamente 215 mil doses seguirão diretamente ao Estado do Rio de Janeiro.

Uma nova entrega está prevista para a próxima sexta-feira (16/4), com cerca de 2,8 milhões de doses do imunizante, totalizando 5 milhões de vacinas entregues na semana. O cronograma de entregas pactuado com o Ministério da Saúde continua seguindo o esquema de entregas semanais e está sujeito à logística de distribuição definido pela pasta.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, em visita recente (sexta, 9/4) do ministro da Saúde a BioManguinhos, destacou que a vacinação é uma solução para vencer a crise sanitária, aliada a outras medidas, como o uso de máscara, o isolamento físico, a testagem e a confiança no Sistema Único de Saúde. Ela disse que este tempo de pandemia deve ser, para todos, um aprendizado que leve ao reconhecimento da importância da ciência e da tecnologia. Nísia mostrou otimismo quanto ao cumprimento do cronograma de fabricação, depois de superados os contratempos na linha de envase das doses:

“Vamos conseguir entregar, ainda neste mês, 18,8 milhões de doses da vacina e em maio mais 20 milhões. Até julho serão 100,4 milhões de doses”. Nísia aproveitou o momento para elogiar o esforço de todos os trabalhadores, técnicos e pesquisadores da Fiocruz envolvidos no projeto. “Estamos caminhando com firmeza em nossos cronogramas”.

Garantido insumo local, Fundação pedirá mudança de registro da Covishield

Na mesma visita, o diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), Maurício Zuma, afirmou que no final de abril haverá uma visita técnica da Anvisa para certificar as instalações da nova planta em que será produzido o IFA nacional. “Acredito que em maio ou mais tardar em junho já teremos começado essa produção. Um lote leva 45 dias para ficar pronto, porque passa por várias certificações e validações. Depois pediremos à Anvisa que conceda uma alteração no registro da vacina, incluindo então o novo local de fabricação do IFA. Não mais a China, mas o Brasil”. Zuma acrescentou que todo esse processo de certificações e validações pode levar meses até a sua conclusão.

Desde a última semana de março, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já está produzindo, em duas linhas de produção, 900 mil doses por dia de vacina Covid-19. A Fiocruz prevê a entrega de 18,4 milhões de doses da vacina Covid-19 (recombinante) até 2 de maio. Com as 8,1 milhões de doses já entregues até o dia 2 de abril ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (4 milhões de doses importadas da Índia e 4,1 milhões produzidas internamente), a instituição alcançará a marca de 26,5 milhões de vacinas no início de maio.

Neste momento, a produção semanal já alcança 5 milhões de doses. O processo de escalonamento da produção prossegue e o próximo passo é a entrada do segundo turno de trabalho, que permitirá a produção de até 1,2 milhão de doses diárias. Todas as entregas ao PNI, no entanto, são feitas após processo de controle de qualidade. Bio-Manguinhos/Fiocruz produziu até a primeira semana de abril 11 milhões de doses que estão, no momento, nesta etapa da produção, um procedimento que dura cerca de 20 dias (de acordo com a leva produtiva) e que é necessário para garantir a oferta à população de um produto seguro e eficaz.

A produção de vacinas em Bio-Manguinhos/Fiocruz segue rígidos protocolos de controle de qualidade estabelecidos internacionalmente, o que pode acarretar na redução ou no aumento nas previsões de entregas no cronograma semanal que a Fundação tem divulgado à sociedade. Na semana passada (5 a 10/4), por exemplo, o cronograma original previa a entrega de 3,2 milhões de doses, mas Bio-Manguinhos/Fiocruz entregou 2 milhões.

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.