Sete municípios do Grande Rio, inclusive Niterói e São Gonçalo, terão que sair à procura de moradores que não procuraram os postos para serem imunizados com a segunda dose da vacina contra o covid-19. A recomendação foi feita, nesta quinta-feira (15), pelo Ministério Público (MPRJ), aos prefeitos e secretários municipais de saúde de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim, Tanguá e Itaboraí. Nestas cidades moram cerca de 2,5 milhões de habitantes.
O Ministério Público recomendou que a busca ativa seja feita por telefone e por visitas domiciliares, “garantindo-se a aplicação da segunda dose e, assim, a eficácia do processo de imunização. A recomendação foi feita pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana II. Foi motivada pela informação, disponibilizada pelo próprio Ministério da Saúde, de que cerca de 1,5 milhão de pessoas deixaram de tomar a segunda dose de um dos imunizantes contra a Covid-19 e não completaram o esquema vacinal. Desse total nacional, 143.015 seriam do Estado do Rio de Janeiro.
Alerta o MPRJ que é de responsabilidade dos gestores locais o planejamento preliminar para operacionalização da vacinação no âmbito municipal, sendo imprescindível este monitoramento, a fim de garantir que a imunização seja realizada de forma isonômica, eficiente, célere e segura à população. Foi estabelecido prazo de dez dias para que os municípios adotem as providências cabíveis ao atendimento da Recomendação, prestando informações ao MPRJ sobre as providências adotadas.